Executivo da FCA desvia dinheiro para comprar um Ferrari e duas canetas de ouro

By on 28 Agosto, 2018

Não se pode dizer que Alphonso Iacobelli (na foto) tenha mau gosto: comprou um Ferrari 458 Spyder de 2013 e duas canetas Mont Blanc, em ouro, cada uma delas a valer qualquer coisa como 32 mil euros. O problema é que este executivo da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), um camarada que era o responsável pelas relações laborais do grupo FCA, estava com alguns problemas de liquidez e pensou que os rapazes dos sindicatos não iriam perceber o desvio de uns milhares de dólares do UAW (United Auto Workers) Chrysler National Training Center. Aliás, até deve ter lucubrado com os seus botões que os camaradas sindicalistas iriam compreender este desejo capitalista.

O problema é que a coisa deu para o torto e uma investigação paralela veio desaguar no pobre do Iacobelli. Diz a sentença dessa investigação paralela que “a FCA tentou obter benefícios, concessões e vantagens nas negociações e administração de convénios coletivos com a UAW, num esforço para comprar a paz laboral. A UAW tentou enriquecer e viver de maneira luxuosa em lugar de trabalhar para os melhores interesses de dezenas de milhares de membros do sindicato.”

O pobre Iacobelli achou que esse enriquecimento era uma boa ideia e, vai dai, comprou um Ferrari, duas canetas de ouro Mont Blanc e mais um par ou outro de fatos Armani e sapatos italianos.

Infelizmente, para ele, claro, a marosca foi descoberta, foi julgado culpado de ter violado a lei das relações laborais e o fornecimento de uma declaração de impostos falsa. Terá pela frente oito anos de cadeia e terá de devolver 715.261 euros (853 mil dólares). Segundo o acórdão da sua sentença, Alphonso Iacobelli informou o CEO da FCA, o falecido Sergio Marchionne, de certos aspetos da negociação entre a FCA e a UAW. Dentro deste processo de compra da paz social, além de Iacobelli estão a ser investigados Jerome Durden (ex-analista financeiro), Michael Brown (funcionário da FCA), Virdel King (ex-diretor da UAW), Keith Mickens (ex-UAW) e Nacy Johnson (ex-assistente do ex-vice presidente da UAW, Norwood Jewell).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)