Seguros: Carros elétricos não têm ‘penalizações’ diferentes dos ‘outros’, mas…
Ciberataques: A nova dor de cabeça da indústria automóvel

Exportações de componentes automóveis alcançaram os 3053 milhões de euros no primeiro trimestre

By on 14 Maio, 2023

As exportações de componentes automóveis registaram, no mês de março, um crescimento de 35,8% face ao mesmo período do ano passado. As exportações de componentes automóveis atingiram nesse mês os 1107 milhões de euros, o maior crescimento das exportações da indústria nacional. De acordo com os dados recolhidos pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel – este crescimento de dois dígitos, representa uma subida pelo décimo primeiro mês consecutivo.

No que se refere ao acumulado nos três primeiros meses, as exportações de componentes automóveis alcançaram os 3053 milhões de euros, o que se traduz num acréscimo de 22,2% face ao primeiro trimestre do ano anterior.

71% das exportações portuguesas de componentes automóveis continuam a pertencer ao top 5 de países, composto por Espanha, Alemanha, França, Eslováquia e Estados Unidos da América, durante o primeiro trimestre de 2023. Espanha, com vendas de 891 milhões de euros, continua a ser o principal cliente dos componentes fabricados em Portugal, seguida pela Alemanha com 676 milhões de euros. Na terceira posição encontra-se a França, com 350 milhões de euros, enquanto a quarta posição pertence à Eslováquia com 134 milhões, fechando-se o top 5 com Estados Unidos da América com 111 milhões de euros, o único mercado que continua a registar uma queda, agora de 16,3%, nas importações de componentes automóveis provenientes de Portugal, no que se refere ao período homólogo de 2022. De resto, todos os outros 4 países estão a importar mais componentes com origem da indústria portuguesa do que em 2022.

Os cálculos da AFIA têm como base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas a 10 de maio pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)