Lamborghini: Novo logótipo da marca italiana
Lamborghini: 2023 foi o ano do melhor desempenho financeiro de sempre

Exposição dos 60 anos da Lamborghini já foi inaugurada em Sant’Agata Bolognese

By on 23 Janeiro, 2023

“O Futuro Começou em 1963”, é esta a frase de destaque no Museu da Lamborghini, que acaba de ser reaberto com a nova exposição destinada a comemorar os 60 anos desta icónica marca italiana.

Foi já em meados de dezembro do ano passado que a Lamborghini anunciou o encerramento do MUDETEC, o “Museo delle Tecnologie” onde que a marca guarda alguns dos seus maiores tesouros. Porém, este não era um encerramento definitivo e sim uma forma de poder reorganizar todo o seu conteúdo e criar uma nova exposição destinada a comemorar os 60 anos da marca da melhor forma possível.

Dois meses depois, o MUDETEC volta a abrir as suas portas, com a frase “O Futuro Começou em 1963”, algo em que não demoramos muito tempo a acreditar, depois de vermos frente-a-frente alguns dos exemplares mais históricos e futuristas de Sant’Agata Bolognese. O museu mudou de nome e foi totalmente remodelado, tanto no seu layout modernizado, como em termos de design ou mesmo no que diz respeito aos modelos que tem em exposição, que acabam por nos contar a história destes últimos 60 anos.

A nova exposição retoma as épocas mais emblemáticas e os momentos representativos que marcam a história dos primeiros 60 anos da Lamborghini. A narrativa começa com a evolução da marca e dos seus produtos desde 1963 até aos nossos dias, começando, obviamente, pelo fundador Ferruccio Lamborghini. Quase tocando nas duas dezenas, o número de automóveis em exposição retratam a espinha dorsal da gama Lamborghini nestas seis décadas. É através deles que temos um contacto com a história da marca e a icónica herança técnica e de design da Lamborghini: princípios inatos que caracterizam o ADN da Lamborghini.

2023 será um ano repleto de originais atividades e outros desenvolvimentos, sendo que a reabertura do museu é o primeiro passo desta aventura. Pretendemos celebrar os nossos primeiros 60 anos através de eventos internacionais, iniciativas e algumas atividades inesperadas, que revelaremos ao longo do ano“, disse Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini na abertura oficial do museu. “Partimos de um desafio que Ferruccio Lamborghini aceitou no início da década de 1960, que a empresa desenvolveu através de ideias pioneiras e revolucionárias nos anos que se seguiram para escrever a história da época e apresentar inovações que moldaram o caminho dos automóveis superdesportivos de luxo. A Lamborghini sempre foi e sempre será uma marca que nunca deixa de olhar para o futuro”.

A estrutura onde se encontra o Museu da Lamborghini faz parte do primeiro núcleo de edifícios onde Ferrucio Lamborghini criou as bases de uma empresa que se viria a tornar numa autêntica fonte de inspiração para as gerações futuras e num dos construtores de automóveis mais conhecidos em todo o mundo.

A nova exposição, “The Future Began in 1963”, está dividida em três temas principais: Património, com os modelos 350GT, Miura S, Espada, Countach LP 400, Urraco e LM 002; contemporâneo, com a presença de modelos como o Diablo GT, Murciélago SV, Gallardo Performante Spyder, Huracán Performante, Aventador SVJ, Urus e GT3; “Few-off”, ou os modelos de produção muito limitada, aqui representados pelos Reventón, Sesto Elemento, Veneno, Centenario, Sián e o Countach LPI 800-4.

Além da parte dos modelos específicos, a exposição está também organizada cronologicamente, focando-se em temas que marcaram a sua história: 1963 (Fundação); 1964 (350 GT); 1966 (Miura); 1970 (expansão da fábrica); 1971 (Countach); 1990 (Diablo); 1993 (tração às quatro rodas); 1998 (Audi); 2001 (Murciélago); 2003 (Gallardo); 2004 (Centro Stile); 2011 (Aventador); 2015 (fábrica neutra em termos de CO2); 2018 (Urus); 2023 (Direzione Cor Tauri Strategy).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)