Stellantis lidera o mercado automóvel português no primeiro trimestre de 2024
Stellantis Pro One: Ofensiva com várias marcas, para o melhor parceiro de negócio

Fábrica da Stellantis, em Mangualde, recebe Marcelo Rebelo de Sousa e Carlos Tavares

By on 8 Julho, 2022

Com o objetivo de celebrar o seu 60º aniversário, estiveram presentes na Fábrica de Mangualde o Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa, e o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

A fábrica de automóveis de Mangualde é uma das unidades de produção mais antigas do país e é atualmente propriedade do Grupo Stellantis. É aqui que são produzidos os principais veículos comerciais ligeiros deste grupo, tais como o Citroën Berlingo, o Opel Combo e o Peugeot Partner, sendo que se vai juntar agora um quarto elemento a esta família: o novo Fiat Doblò.

Para celebrar os 60 anos da fábrica e dar as boas-vindas ao novo modelo, foi organizado um evento que contou com a presença de individualidades como Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, mas também Carlos Tavares, o CEO da Stellantis.

Pretendemos continuar a liderar o mercado de veículos comerciais e agora, ao acrescentarmos o Fiat Doblò ao portefólio de Mangualde, alcançaremos uma maior eficiência, melhoraremos a nossa competitividade e ofereceremos o melhor aos nossos clientes profissionais.”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Hoje também felicitamos os vários membros da nossa equipa pelo seu compromisso para com a produção sustentável e a instalação do parque de energia solar que, uma vez concluído, suprirá um terço das necessidades de energia da fábrica. Também quero agradecer calorosamente ao Presidente por se juntar a mim neste momento em que homenageamos a indústria automóvel em Portugal.

Eu tinha que estar aqui hoje para, junto com todos vós, celebrar estes 60 anos de vida desta unidade de Mangualde. Esta fábrica teve um percurso ímpar, ultrapassando todo o tipo de crises e conseguiu resistir, acabando por chegar ao dia de hoje com uma reputação sem igual, que a coloca no topo em termos de qualidade e eficiência a nível universal. Com a Stellantis, Mangualde tem mesmo a empresa líder no setor dos transportes e da mobilidade, um dos mais globalizados do Mundo. Hoje, vim aqui ouvir boas notícias, com a Stellantis a colocar mais uma marca e mais um modelo no portefólio desta fábrica. E adicionalmente, com o lançamento de um projeto que ajudará Portugal a continuar na liderança da transição climática e energética. Parabéns a todos!”, afirmou Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Num gesto simbólico, o Presidente da República aproveitou a sua presença em Mangualde para condecorar com a sigla de Oficial da Ordem de Mérito, António Loureiro Marques, o colaborador mais antigo da fábrica. Neste gesto, o Presidente da República estendeu a distinção a todos os que ao longo dos últimos 60 anos contribuíram para o sucesso da fábrica de Mangualde.

Inaugurado em 1962, o Centro da Stellantis em Mangualde – a fábrica de produção automóvel mais antiga do País – é um pilar da atividade industrial portuguesa. Alcançou este ano o marco de um milhão e meio de veículos produzidos desde a sua fundação, tendo produzido 22 modelos diferentes.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)