Xiaomi SU7: O primeiro passo no mundo dos veículos elétricos, com um preço surpreendente
Lamborghini: Novo logótipo da marca italiana

Fabricante suíço vai criar hipercarro em que é possível escolher entre motorização híbrida ou 100% elétrica

By on 4 Maio, 2021

A Morand Cars, fabricante suíço, anunciou um novo hipercarro que tem lançamento previsto para 2023. No entanto, este é diferente da grande maioria dos rivais. Isto porque, para além de uma motorização híbrida, os clientes podem optar por uma solução 100% elétrica. Tudo isto é acompanhado por um chassis monocoque em fibra de carbono, enquanto a carroçaria é feita com um compósito sustentável, Amplitex, desenvolvimento por um parceiro da Morand.

Começando pela versão 100% elétrica, o hipercarro recebe quatro motores elétricos que produzem uma potência combinada de 1977 cv. Estes são alimentados por uma bateria de 70 kW que, segundo as previsões da marca, deve chegar aos 300 km de autonomia. Para além disso, encontram-se a desenvolver tecnologias de carregamento. Como tal, a empresa espera que o hipercarro suporte carregamentos de até 560 kW que vai permitir ir dos 0 aos 100% em sete minutos.

Já no híbrido, os clientes vão encontrar um motor V10 de 5.2 litros atmosférico, associado a um gerador elétrico entre o motor e a caixa de velocidades Xtrac. Existem ainda dois motores elétricos, um em cada roda dianteira, que, todos em conjunto, debitam uma potência total de 1115 cv. Por fim, o protótipo do híbrido deve ser apresentado ainda este ano, seguido pelo EV em 2022. O híbrido vai custar cerca de mais de 2 milhões de euros, enquanto o EV deve ter um preço semelhante. A Morand Cars já referiu que apenas vai produzir 73 unidades, mas a divisão entre híbridos e elétricos ainda não foi decidida.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)