Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT

Família Porsche quer comprar mais capital da Volkswagen

By on 21 Março, 2019

As famílias Porsche e Piech, os maiores acionistas do grupo Volkswagen, mostraram intenção de adquirir maior posição acionista qualificada com direito a voto, argumentando que a empresa está subvalorizada.

Segundo um porta-voz da holding da família Porsche e Piech, a Porsche Automobil Holding SE, argumenta como justificação para esta tomada de capital, um valor de mercado que não reflete o seu “vasto potencial”.

Tudo isto surge depois da Porsche SE ter comunicado esta semana que aumentou a sua participação no grupo VW de 52,2 para 53,1%, pagando qualquer coisa como 400 milhões de euros. 

A verdadeira razão por trás de tudo isto reside na pressão que a indústria automóvel está a sentir para pagar os pornográficos custos dos investimentos na mobilidade elétrica, cujo retorno poderá estar a dezenas de anos. Os gastos absolutamente absurdos para cumprir com a ridícula regulamentação das emissões e as cada vez maiores dúvidas dos investidores sobre o rumo que a indústria está a levar, têm prejudicado as avaliações das empresas e a Volkswagen não escapou.

Por isso, já começaram os planos de contenção de custos e Herbert Diess, CEO da VW está neste momento a implementar um plano de redução de força de trabalho, de redução de custos, particularmente na VW, Porsche e Audi, com o beneplácito de Wolfgang Porsche, o presidente da Porsche SE, que referiu apoio total a Diess em limpar as estruturas fósseis que tem dominado o grupo alemão.

Para piorar a situação da VW, os estilhaços do Dieselgate continua a voar em toda as direções, continuam a ser pagas multas, coimas, indemnizações e continuam debaixo de olho das autoridades Martin Winterkorn, ex-CEO do grupo VW, Hans Dieter Poetsch, presidente do grupo VW e CEO da Porsche SE e Herbert Diess. O responsável jurídico do grupo VW, Manfred Doess, já disse que os procuradores alemães podem indiciar pelo menos um dos três que estão a ser investigados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)