Análise de Marques Brownlee às novas marcas de automóveis elétricos
BMW iX Flow saiu de Las Vegas e já pode ser visto em Munique

Faraday Future apresenta SUV elétrico de mais de 1000 cv

By on 5 Janeiro, 2017

A Faraday Future revelou o seu primeiro automóvel, o FF 91 (pronunciado ‘nove um’, não ‘noventa e um’). Este é o primeiro veículo de produção da empresa sino-americana, um misto de SUV com berlina de luxo, com um motor elétrico. O FF 91, que foi revelado ao mundo no Consumer Electronics Show (CES), é baseado em diversas tecnologias que tinham sido apresentadas previamente. A produção está prevista para 2018, mas as encomendas já estão abertas.

O primeiro Faraday Future de produção é baseado na plataforma de arquitetura variável, basicamente um patim que integra as rodas, suspensão, baterias elétricas e o inversor de energia patenteado pelo construtor baseado na Califórnia. No total, o sistema debita 783 kW de potência (1065 cv), divididos pelas quatro rodas direcionais, o que deverá facilitar a utilização em manobras de emergência. A Faraday Future reclama uma aceleração de 2,5 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Mesmo com estes valores de potência e performance, a bateria de alta densidade de 130 kWh deverá garantir uma autonomia perto dos 700 km. A bateria deverá ficar carregada a 100 por cento em menos de quatro horas e meia com uma tomada elétrica caseira. O FF 91 também funciona de modo autónomo, beneficiando de 10 câmaras de alta definição, 13 radares e 12 sensores com ultrassom para analisar constantemente o ambiente à volta do automóvel.

As portas em forma de portão garantem um acesso fácil ao interior, com bancos traseiros reclináveis e ajustamentos para otimizar o espaço para as pernas e apoio lombar, bem como funções de massagem, aquecimento e ventilação. O habitáculo de grandes dimensões também beneficia de um tejadilho panorâmico em cristais líquidos, que pode se tornar transparente ou opaco conforme as necessidades dos ocupantes.

Os sistemas de conectividade são inteligentes, adaptando-se com o passar do tempo às escolhas preferidas dos utilizadores, podendo ser guardadas externamente os perfis estabelecidos pelos clientes. O FF 91 também vai ter software de reconhecimento facial, abrindo automaticamente as portas sem chave, ou ajustando as preferências do sistema de conectividade conforme as pessoas presentes.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)