KIA EV6 foi o Elétrico mais pesquisado em Portugal
Renault vai fazer frente à Tesla com nova arquitetura de software

FCA irá utilizar bases da Samsung e da Google para a conectividade dos seus carros

By on 2 Maio, 2019

A Fiat Chrysler Automobiles anunciou que irá usar as plataformas Harman da Samsung e Android da Google, para servir de base ao novo ecossistema global de conectividade dos seus veículos.

O sistema terá como sistema operativo o Android e utilizará a “nuvem” Harman Ignite da Samsung, para oferecer uma experiência de conectividade, mantendo o sistema “in car” 4G com suporte 5G.

Os utilizadores vão poder receber atualizações pela “cloud” via internet, antevisão de revisões, bem como ajudar o utilizador a localizar bombas de combustível e estações de carregamento elétrico, restaurantes e outros pontos de interesse, bem como usufruir de assistência técnica em direto com o pulsar de um botão.

O sistema que está a ser construído será capaz de interagir com futuras infraestruturas das cidades, bem como com sistemas caseiros como a plataforma Samsung Smart Things. O FCA Mobility Services também será auxiliado por esta plataforma, incluindo opções de pagamento ao quilómetro, utilização de veículos e aluguer de carros no curto, médio e longo prazo.

Os componentes essenciais para que o sistema funcione em todo o mundo, começarão a ser emparelhados durante o segundo semestre e a ligação geral de todos os veículos da FCA acontecerá em 2022.

A Fiat Chrysler Automobiles perdeu pouco tempo e dinheiro a desenvolver a tecnologia da condução autónoma – exatamente o contrário do que fizeram General Motors e Ford, por exemplo – concentrando-se na conectividade e deixando para fornecedores externos o fornecimento do “hardware” e “software” necessário para isso.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)