Vai de férias nesta Páscoa? Cuidados a ter com o seu carro e na estrada
Oito importantes conselhos para quem tem animais e vai de férias em breve

Férias 2019: prepare bem o seu carro para evitar surpresas

By on 17 Julho, 2019

Alguns já estão de férias, outros já as acabaram, mas a grande maioria está a caminho delas e por isso o AUTOMAIS deixa-lhe aqui alguns conselhos simples para se preparar.

Não se esqueça que se o calor lhe faz mossa – nos engarrafamentos, nas longas viagens e em outras situações – o carro também sofre. E mais pois estamos a falar de engrenagens e peças em movimento. Como não falam, caso não cumpra a manutenção, a mecânica vai-se na forma de avarias que podem arruinar as suas férias.

Portanto, devemos sempre partir do principio que “mais vale prevenir que remediar”, desloque-se a uma oficina e faça um “check up” completo. Verifique se as revisões estão todas em dia e permita que, caso não esteja, uma oficina regularize essa situação. Não se esqueça de verificar as datas de mudança de óleo, da correia ou corrente de distribuição. A quebra de um destes dois elementos pode sair muito caro.

Claro que há coisas que pode fazer você mesmo. por exemplo, com alguns conhecimentos, pode verificar o ar dos pneus, controlar o piso do pneu (1,6 cm deve ser o mínimo), o líquido de lavagem do para brisas – de preferência com álcool ou um líquido de limpeza especifico, pois, os insetos são um inimigo dos para brisas. No que toca aos pneus, como deverá levar o carro bem carregado, verifique na porta do condutor ou no pilar a pressão recomendada pelo construtor. 

Pode, também, verificar o nível do óleo – que na vareta deve estar sempre abaixo da ranhura que seja o máximo de capacidade – e do líquido refrigerante do motor. Uma verificação rápida dos faróis, farolins, indicadores de mudança de direção, também ajudam, tal como verificar se o triângulo e o colete está dentro do carro, se a documentação está toda certa – evite uma operação de fiscalização que pode, em caso de ilegalidade ou inconformidade custar coimas elevadas – e se as ferramentas estão limpas e prontas a ser usadas. Caso exista, verifique se o pneu suplente ou de recurso está em boas condições.

Finalmente, se vai levar muita carga, equacione colocar umas barras de tejadilho e um porta bagagens de tejadilho, evitando atafulhar a traseira do carro, desequilibrando o comportamento, tapando a visão, sendo potencial perigo para quem viaja e para o condutor. É que a “tralha” colocada até ao tejadilho, em caso de uma travagem de emergência transformam-se em projéteis.

Conselhos simples que podem fazer a diferença na hora de seguir viagem para as férias, e que não custam nada fazer. Boas férias!!!

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)