Ferrari não tem planos para fazer baterias próprias
Ferrari 360 Modena: A limousine mais rápida do mundo?

Ferrari 250 Europa GT “escondido” durante décadas vai agora a leilão

By on 6 Abril, 2021

Em 1954, o Salão de Paris presenciou o lançamento do novo Ferrari 250 Europa GT. Apesar de ser muito idêntico ao 250 Europa lançado um ano antes, o GT diferenciava-se pelo motor. De facto, estava equipado com o V12 Colombo do 250 MM de competição com 2953 cc. Este motor permitiu diminuir em 20 cm a distância entre eixos, iniciando assim a incrível linhagem 250 GT. No total foram produzidas menos de 50 unidades do Europa GT entre 1954 e 1955 e uma delas vai agora a leilão.

No entanto, não falamos de uma unidade qualquer. A Gooding & Company vai leiloar o exemplar com o chassis 0413 GT, que se apresenta com características muito próprias. Em primeiro lugar, de acordo com a pesquisa feita por Marcel Massini, historiador da Ferrari, esta unidade saiu da linha da fábrica em outubro de 1955, revestido pela cor Grigio Metallizzato, e entregue ao primeiro dono em Génova, Itália. Apesar de se saber muito pouco sobre os primeiros anos de vida desta unidade, o 250 Europa GT foi alegadamente produzido para um dos clientes mais importantes nos primeiros anos da Ferrari, Dr. Enrico Wax, o distribuidor oficial italiano dos whiskys Johnnie Walker e do campanhe Moët & Chandon.

Entre o fim da década de 50 e início da 60 foi exportado para os Estados Unidos da América para fazer parte de uma coleção privada. Desde meados da década de 60 tem estado afastado das estradas e preservado de forma estática e, por isso, apresenta apenas 33 671 km no odómetro. Para além disso, não foi mexido desde essa altura e apresenta todas as marcas da idade no seu estado mais puro. Esta unidade vai a leilão em maio de 2021 pelas mãos da Gooding & Company.

Fonte e fotos: Gooding & Company

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)