Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado
Não trocar o gás do ar condicionado pode dar despesas indesejáveis

Ferrari 812 Competizione, a versão mais extrema do modelo também tem versão Aperta

By on 5 Maio, 2021

Depois de nos ter mostrado as primeiras fotos daquela que seria a versão mais extrema do Ferrari 812, a marca italiana revelou agora todos os detalhes do novo 812 Competizione. Vendidos na versão fechada e 812 Competizione A, “A” de Aperta, ambos estão equipados com o motor a combustão mais potente de sempre da marca italiana. Começando exatamente por aí, falamos do V12 de 6.5 litros que chega aos 830 cv e 692 Nm de binário. Apesar de esta solução contar com filtro de partículas, a Ferrari revela que, através de um novo design do sistema de escape, conseguiram chegar a um som típico de um V12, tal como acontece no Superfast.

Relativamente a performance, o 812 Competizione completa a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,85 segundos e, em apenas 7,5 segundos, atinge os 200 km/h. Mais do que motor, a variante Competizione destaca-se por alterações que melhoram a resposta do chassis e ainda um trabalho redobrado na aerodinâmica face às versões já existentes do 812. Tudo isto acompanhado por uma “dieta” de 38 kg face ao 812 Superfast para um total de 1487 kg.

No que diz respeito a visual, a versão fechada tem como uma das principais características a substituição do óculo traseiro por uma superfície com aberturas de ar. Contudo, não é uma superfície qualquer e tem um trabalho importante no desempenho do veículo ao conseguir gerar mais 10% de downforce.

Já na versão Competizione A, o painel não está presente. Neste caso, a Ferrari criou uma espécie de “ponte” que redireciona o fluxo de ar em direção da asa traseira, criando valores de downforce semelhantes ao coupé. Para além disso, foi introduzida uma aba no para-brisas dianteiro que redireciona o ar para fora do habitáculo quando o tejadilho está aberto, aumentando o conforto dos ocupantes.

Por fim, o Ferrari 812 Competizione e Competizione A são limitados a 999 e 549 unidades, respetivamente. Porém, em ambos os casos já estão esgotados apesar dos preços começarem nos 499 mil euros em Itália na versão coupé e 578 mil euros na versão Competizione A.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)