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Ferrari Enzo com uma das histórias mais originais de sempre e mais de 140 mil km

By on 20 Março, 2022

Há um Ferrari Enzo no mundo que foi comprado para ser conduzido (e muito) já tendo superado a fasquia dos 140 mil quilómetros.

Com menos de 500 unidades produzidas, o Ferrari Enzo é um dos modelos mais desejados na história da marca italiana. Mas há um deles que não foi comprado para ficar numa garagem e andar apenas de vez em quando. Há um Ferrari Enzo no planeta que já está muito próximo dos 150 mil quilómetros e tem uma incrível história para contar.

Entregue a Richard Losee em 2003 com o número de chassis 131320 e matrículas do Utah, este Ferrari Enzo sempre teve a missão de ser conduzido. Começou a sua “vida” com um empréstimo à revista Road & Track, para o primeiro ensaio a este carro, que acabou por se transformar num de mais longa duração. Depois disso, a alcunha deste Enzo passou a ser “Most Miles Enzo”, pelo que a matrícula passou mesmo a ser MM Enzo.

Para melhor apreciar o seu Enzo, Losee quis uma modificação bastante original, que consistiu em criar uma versão Targa, ou T-Top como os americanos lhes chamam. Para isso, foram adquiridas duas novas portas originais para este modelo e transformadas para que o Enzo ficasse praticamente um descapotável, mas sempre com as originais armazenadas para um dia poder regressar ao seu estado original sem qualquer dificuldade.

Em 2006, no entanto, a história deste Enzo e de Richard Losee ficou um pouco mais complicada, sendo que nesta altura, o conta-quilómetros já contava com mais de 30 mil milhas (48.280 km). Num evento de caridade no Utah, chamado Highway Patrol’s Fast Pass, a ideia é passar pelo radar da polícia na velocidade mais elevada possível, sendo que tudo é feito numa zona de autoestrada fechada ao trânsito. O Ferrari Enzo e Richard Losee participaram neste evento e a leitura do radar mostrou 206mph, cerca de 332 km/h, mas acabou por perder o controlo do carro, que levantou o voo e capotou cerca de sete vezes, espalhando destroços ao longo de um quarto de milha.

Richard Losee ficou bastante ferido neste acidente, com diversos ossos partidos e outras complicações, levando mais de um ano para recuperar. Quanto ao Enzo, o nível de destruição foi bastante elevado, tal como se pode ver nas fotos, mas depois da recuperação de Losee, a ideia de recuperar o Enzo estava cada vez mais na ordem do dia.

E assim, quase 18 meses depois do acidente, os destroços do MM Enzo foram resgatados do armazém da Miller Motorsports no Utah e a reconstrução começou. Foi um projeto que durou mais de dois anos, mas que tinha um objetivo mais ou menos alternativo. Em vez de fazer o Enzo regressar à estrada no seu estado mais próximo possível de original, a ideia foi prepará-lo para bater um recorde de velocidade nos Bonneville Salt Flats.

Em Outubro de 2010, com um novo sistema de dupla sobrealimentação que deixava o Enzo com 850 cavalos e outras modificações, tais como um rollcage, para-quedas, jantes específicas e outros elementos, Richard Losee esteve presente nas planícies de sal do Utah, registando uma velocidade máxima de 237,871mph (382,816 km/h).

Depois disso, o Ferrari Enzo regressou ao seu estado original, mantendo apenas o novo conjunto de turbos, e passou a ter uma vida um pouco mais calma, regressando apenas ao seu ritmo inicial de ir adicionando milhas ao totalizador. Richard Losee continua a ser o proprietário do MM Enzo, mas quem o tem utilizado é o utilizador do Instagram @dryl8k, que deu continuidade à missão de fazer com que este Enzo seja a unidade deste modelo com mais milhas percorridas.

A última fasquia, recentemente superada, foi a das 90 mil milhas, cerca de 140 mil quilómetros. Se não for pelas milhas, pelo menos, já é o carro com uma das histórias mais originais para contar.

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