Ferrari 360 Modena: A limousine mais rápida do mundo?
Ferrari aposta em Veículos Elétricos, sem abdicar da emoção… ou do som

Ferrari F8 Tributo é o substituto do 488 GTB

By on 28 Fevereiro, 2019

Com 720 CV e uma potência específica de 185 CV/litro, o F8 Tributo exibe o V8 mais poderoso da história dos carros de série da Ferrari, tornando o substituto do 488 GTB no Ferrari de motor central mais veloz de sempre.

O bloco V8 com 3.9 litros debita 720 CV e 770 Nm de binário, e coloca o F8 Tributo ao nível da edição especial 488 Pista, oferecendo, assim, mais 50 CV que o GTB. Com menos 40 quilos que o 488 GTB, o F8 Tributo chega dos 0-100 km/h em 2,9 segundos e dos 0-200 km/h em 7,8 segundos, com uma velocidade máxima de 340 km/h.

O nome do substituto do 488 GTB homenageia o facto do carro ter dois lugares e utilizar o mais poderoso V8 instalado num carro de estrada da Ferrari. Com um estilo que a Ferrari descreve como sendo uma “ponte para a nova linguagem de estilo que vai continuar a enfatizar as características da Ferrari: elevadas performances e extrema eficácia aerodinâmica.”

A frente do carro tem um “S-Duct”, uma solução que se estreou no 488 Pista e que foi redesenhada no F8 Tributo, sendo que este dispositivo contribui, sozinho, com um aumento de força descendente de 15%, comparada com os valores exibidos pelo 488 GTB. As novas luzes dianteiras são compactas e permitem que as entradas de ar para os travões tenham sido bem integradas ara melhorar o fluxo do ar. O pacote aerodinâmico do F8 Tributo adota várias soluções do 488 Pista para uma melhor gestão térmica do compartimento do motor. O F8 Tributo melhorou a eficiência aerodinâmica em 10% face ao 488 GTB e está equipado com a mais recente versão do “Ferrari Slid Slip Angle Control”, uma espécie de modo “drift”.

O F8 Tributo também presta homenagem ao F40, um dos carros emblemáticos da casa de Maranello, com uma cobertura do motor em Lexan com nervuras. Já os farolins traseiros marcam o regresso a um detalhe de estilo do 307 GTB de 1975, sendo redondos e com um par de cada lado da carroçaria.

O Ferrari F8 Tributo será revelado em Genebra e só nessa altura serão dados detalhes mais concretos sobre o carro, como preços e data de lançamento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)