Ferrari 360 Modena: A limousine mais rápida do mundo?
Ferrari aposta em Veículos Elétricos, sem abdicar da emoção… ou do som

Ferrari perde luta em tribunal sobre propriedade do estilo do 250 GTO

By on 9 Julho, 2020

A casa de Maranello sempre foi muito ciosa dos seus modelos e quando alguém faz réplicas de alguns dos seus modelos, modernos ou clássicos, o processo em tribunal é regra. Desta feita, a Ferrari perdeu um processo sobre a propriedade do estilo do 250 GTO.

Foi em junho de 2019 que a Ferrari levantou processo no tribunal comercial de Bolonha, alegando que a empresa Ares Design estava a planear produzir réplicas do 250 GTO. Foi dada razão à Ferrari, mas a Ares Design revidou e processou a Ferrari no departamento da União Europeia da Propriedade Intelectual (EUIPO), reclamando o facto da Ferrari ter registado a marca em 2007 mas não a usar desde 2008.

Segundo documentos a que alguns orgãos de comunicação social tiveram acesso, os advogados da Ares Design disseram no processo que a marca registada foi usada pela Ferrari “de má fé, ou seja, como forma de impedir terceiros de produzir e vender carros semelhantes.” Argumentou a Ares Design que a Ferrari não usa o estilo do 250 GTO desde 1964 e que quando registou o estilo do carro sem ter a intenção de o usar. 

A União Europeia colocou-se do lado da Ares Design, referindo que a Ferrari não conseguiu provar o uso genuíno de uma série de coisas registadas, incluindo veículos. Segundo a EUIPO, a Ferrari apenas manteve a marca registada para brinquedos. 

Recordamos que esta “guerra” começou quando a empresa liderada pelo conhecido – quase sempre pelas piores razões! – Dany Bahar, ter anunciado em 2018 que desejava construir uma encarnação moderna do 250 GTO feito com base no F12 ou no 812 Superfast. Com esta decisão, está aberta a porta para a realização de réplicas do GTO e, quem sabe, de outros modelos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)