Novitec eleva o Ferrari 296 GTB: potência, desempenho e estilo
Ferrari: uma história de família

Ferrari revela o 499P Modificata, versão limitada que celebra o triunfo em Le Mans

By on 29 Outubro, 2023

A Ferrari apresentou o 499P Modificata, uma série estritamente limitada para uso exclusivo em pista por clientes selecionados e que celebra a vitória do 499P original na edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans.
O modelo, revelado nas Finais Mundiais da Ferrari no Circuito de Mugello para celebrar o retorno histórico da marca à classe rainha das corridas de resistência na temporada de 2023, é uma versão substancialmente modificada do 499P e tem como objetivo estabelecer uma nova referência para as emoções de condução em pista, com o motor V6 de 3 litros do original, mas mais pontente.

Concebida para um conjunto muito restrito de clientes, o 499P Modificata representa um novo tipo de projeto para a Ferrari: um modelo apenas para pista desenvolvido diretamente a partir de um carro de competição e não de um modelo de produção, mas sem as limitações impostas pelos regulamentos técnicos. Embora o 499P Modificata seja baseada na 499P, o facto de não ter de cumprir os parâmetros desportivos e técnicos do FIA WEC permitiu à equipa de engenharia da Ferrari introduzir uma série de modificações significativas que aumentam as emoções de condução e tornam o desempenho do carro mais acessível.

A primeira diz respeito à ativação do eixo dianteiro a baixa velocidade (o 499P estava limitado a velocidades superiores a 190 km/h), permitindo ao condutor beneficiar da tração às quatro rodas. Outra modificação importante, possível graças ao facto de a 499P Modificata estar livre de restrições regulamentares específicas, é a introdução do sistema “Push to Pass”. Isto permite ao condutor beneficiar de 120 kW (163 cv) de potência disponível durante um período limitado de tempo durante a volta, para além da potência nominal de 520 kW (707 cv), atingindo assim uma potência máxima total de 640 kW (870 cv). A lógica é semelhante à introduzida na Fórmula 1 em 2009 com o sistema KERS. Além disso, permite ainda os pneus específicos desenvolvidos pela Pirelli e uma recalibração completa da configuração da suspensão, dos controladores eletrónicos e dos mapas do motor.

O 499P Modificata foi desenvolvido especificamente para celebrar a história da Ferrari nas corridas de resistência com um carro exclusivo e por isso, a partir de 2024, o departamento Corse Clienti organizará o programa “Sport Prototipi Clienti”, onde os proprietários do 499P Modificata poderão contar com a assistência da Ferrari na manutenção e apoio – tanto técnico como logístico – para todos os eventos dedicados em pista.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)