Fiat 600e: O regresso elétrico da FIAT ao segmento B

By on 21 Setembro, 2023

O novo Fiat 600e marca o regresso da marca italiana ao segmento B, com um carro elétrico que custa a partir de 36.350€ para (até) 400 Km de autonomia, e mais de 600 km no ciclo urbano.
Já são conhecidos os preços e as especificações do primeiro crossover totalmente elétrico da Fiat, o 600e, que já pode ser encomendado, tanto para o Novo Fiat (600e) RED como para o La Prima, com as primeiras unidades a chegarem ao mercado italiano em setembro e ao mercado português a partir de outubro.
O Fiat 600e partilha grande parte das suas bases com o Jeep Avenger, entre outros irmãos da Stellantis, e vai à luta no competitivo segmento dos crossovers, por exemplo face a modelos como o Kia Niro EV, o novo Volvo EX30, o Opel Mokka-e, o Peugeot e-2008, entre outros.
A Fiat regressa ao segmento B com o novo Fiat 600e, agora com um tamanho mais generoso de 4,17 metros de comprimento, melhor capacidade de armazenamento no habitáculo e uma autonomia elétrica melhorada, como já referimos.
O automóvel está repleto de funcionalidades de segurança e de assistência de última geração, oferece todos os benefícios associados à mobilidade urbana e extraurbana com Condução Assistida de Nível 2.
É considerado o irmão maior do Novo 500, e foi também revelada a versão topo de gama, o Fiat 600e La Prima, e a versão mais acessível Fiat (600e) RED para os clientes que procuram uma solução de mobilidade ética, mas mais acessível.

Novo Fiat 600e
Disponível em configuração de cinco portas, o Novo Fiat 600e oferece uma habitabilidade impressionante com os seus cinco lugares e quinze litros de arrumação interior. Os clientes podem guardar os seus objetos pessoais no túnel central, que inclui uma cobertura personalizada e suportes para copos flexíveis para uma pausa confortável, nas bolsas dos bancos e nos espaços de arrumação dianteiros. A bagageira possui igualmente uma dimensão generosa, com 360 litros de capacidade de carga.

Para além da versatilidade do espaço, o modelo tem uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 54 kWh que confere ao Novo 600e uma autonomia de mais de 400 km no ciclo combinado WLTP e de mais de 600 km no ciclo urbano. Para otimizar o tempo de carregamento, o Novo 600e está equipado com um sistema de carregamento rápido de 100 kW para carregar a bateria em pouco tempo. Por exemplo, é necessário menos de meia hora para carregar a bateria a 80%, aproximadamente o mesmo tempo necessário para carregar o seu automóvel com tudo o que é necessário para um fim de semana de férias.
O modelo também está equipado com um carregador de bordo de 11 kW e um cabo Mode 3 para carregamento doméstico ou público, o que garante uma carga completa em menos de 6 horas.
O motor tem uma potência de 115 kW, proporcionando uma aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos e pode-se conduzir em três modos de condução – Eco, Normal e Sport – que podem ser selecionados de acordo com o estilo de condução.
Dois modos de condução ajudam o condutor nas manobras urbanas, o “modo normal”, que torna tudo mais leve, e o “modo eco”, que também é ligeiro em termos de consumo; já o “modo sport” permite tirar o máximo partido da direção, da aceleração e da potência ao conduzir fora da cidade. Além disso, o Novo Fiat 600e dispõe de uma afinação específica da suspensão para tornar mais suave a condução em estradas acidentadas, proporcionando uma condução confortável em todos os tipos de piso, bem como um controlo otimizado dos movimentos da carroçaria para tirar o máximo partido da estrada.
Um motor híbrido completará a oferta da gama em meados de 2024.
Em comparação com o Novo 500, o visual aumentado do Novo 600e apresenta uma face mais nítida e mais assertiva, com um capô mais dominante e um nariz mais afilado. A curva mais profunda na traseira foi mantida, mesmo que o motor já não esteja ali posicionado, como acontecia nos anos 50. O spoiler é preto para realçar melhor as formas redondas da família 500. O aspeto exterior elegante e dinâmico é realçado pelas jantes maiores (até 18″ e com um diâmetro de 690 mm), pelas saias laterais e cavas das rodas em preto mate, enquanto o típico estilo italiano também pode ser encontrado na bandeira de Itália no para-choques traseiro.
No interior, o Novo Fiat 600e lembra muito o icónico 500. O painel frontal do tablier e o painel de instrumentos, por exemplo, são assumidamente Cinquecento. Apresentam formas arredondadas e a cor da carroçaria, elementos que são a assinatura do 500. Da história vem também o design original de dois braços do volante e a linha de cintura nos bancos que se tornou uma assinatura que as pessoas esperam encontrar no 500.

O Novo Fiat 600e está também equipado com funcionalidades de segurança e assistência de última geração que o tornam apto para a vida quotidiana. Oferece condução assistida de nível 2, trazendo todos os seus benefícios associados à viagem.
O Cruise Control Adaptativo (ACC) trava ou acelera em função de qualquer automóvel; o Assistente Inteligente de Velocidade lê os limites de velocidade e recomenda a sua aplicação, enquanto a Deteção do ngulo Morto utiliza sensores ultrassónicos para monitorizar os ângulos mortos e alerta para quaisquer obstáculos com luzes de aviso no espelho retrovisor. A tecnologia de ponta inclui ainda a função Stop&Go; o Travão de Estacionamento Elétrico, a Travagem Autónoma de Emergência com reconhecimento de ciclistas e peões e a Deteção de Fadiga para monitorizar os níveis de concentração do condutor. Por último, os sensores de 360° e a câmara de visão traseira de 180° com linhas de grelha dinâmicas ajudam a evitar quaisquer obstáculos ao estacionar ou ao efetuar manobras complexas.

Em termos de conforto e de conetividade, o Novo Fiat 600e está equipado com várias funcionalidades que tornarão cada viagem muito mais agradável e descontraída. Está equipado com porta traseira com abertura elétrica mãos-livres – uma vantagem para todos os pais que têm sempre mil coisas em mãos – vidros elétricos, ar condicionado automático e sensores de luz e chuva. Um sistema de som com 6 altifalantes, um rádio com display de 10,25″ totalmente personalizável e com navegação, compatibilidade com CarPlay e Android Auto, um painel digital de 7″ e serviços conectados completam a oferta.

O Fiat 600e oferece os serviços Uconnect para apoiar os clientes no dia a dia, tal como os comandos de voz para comunicar com a navegação conectada a bordo, o sistema de navegação TomTom cujos mapas se atualizam automaticamente, a exibição de todos os postos de carregamento disponíveis no percurso e fornece ainda informações em tempo real sobre os lugares de estacionamento gratuitos disponíveis nas vias públicas, para poupar tempo e dinheiro nas deslocações.

O topo de gama La Prima e o mais acessível (RED)
Perfeitamente adequado para os jovens clientes que procuram uma solução de mobilidade ética e ecológica, o Novo Fiat (600e)RED representa a versão mais acessível do Novo Fiat 600e e é mais um passo de uma parceria com a (RED) lançada em 2021 a partir da ideia de que cada um de nós pode liderar a mudança. Seguindo os passos do Novo (500)RED, a missão é ser “bom para as pessoas e bom para o planeta”: É elétrico para respeitar o ambiente e para contribuir para um futuro mais sustentável. Essa missão vai agora ainda mais longe com a (RED), a organização fundada em 2006 na luta contra a SIDA e para garantir que doenças passíveis de prevenção e tratamento possam ser evitadas e tratadas para todos.

O Novo Fiat (600e)RED assume a cor vermelho como marca distintiva, tanto no exterior – desde a carroçaria até aos logótipos dianteiro e traseiro – como no interior – painel de instrumentos e elementos de design nos exclusivos bancos em tecido reciclado. A cobertura (RED) do túnel central inteligente serve para reforçar ainda mais a parceria. Para uma maior personalização, estão disponíveis outras duas cores: preto e branco.

O Novo Fiat 600e La Prima oferece 100% de estilo, tecnologia e conforto para garantir uma experiência Dolce Vita italiana imersiva. Está disponível em quatro cores diferentes que recordam a beleza italiana e as paisagens naturais: Sun of Italy, Sea of Italy, Earth of Italy, Sky of Italy.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)