Novo Fiat 600 Hybrid: Já disponível, a partir dos 23.950 euros
Homenagem ao legado: Apresentado o Fiat 500 Tributo Trepiuno Edição Limitada

Fiat cancela produção do Punto

By on 8 Agosto, 2018

A Fiat cancelou a produção do Punto. O modelo foi lançado em 1993 e obteve sucesso imediato, em grande parte devido ao seu atraente design da autoria de Giorgetto Giugiaro. Foi tão bem sucedido que a Fiat criou a fábrica de Melfi propositadamente para a sua produção, no seu auge, chegou a produzir 3.500 unidades por dia.

A fábrica de Melfi irá agora concentrar os seus recursos nos modelos Jeep Renegade e Fiat 500X, e a vaga criada pelo cancelamento do Punto deverá ser ocupada com a produção de um segundo SUV da Maserati, pois a FCA está empenhada em melhorar as vendas da sua marca de luxo.

O modelo estava na sua terceira geração, foi lançada em 2005 com a insígnia “Grande Punto”. Foi actualizada em 2009 e recebeu o nome de “Punto Evo”, em 2012, no seguimento de mais uma renovação, voltou a adoptar o nome original de “Punto”.

Em finais de 2017, o Fiat Punto destacou-se ao tornar-se no primeiro modelo a obter a classificação de zero estrelas nos testes Euro NCAP.

O antigo líder da FCA, Sergio Marchionne (recentemente falecido), chegou a desaconselhar o desenvolvimento de uma nova geração Punto. A Fiat não revelou se haverá um substituto directo, vai agora privilegiar o citadino 500, as variantes 500e e 500 Giardinera farão parte da próxima geração, prevista para 2019.

Fiat Punto (1993)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)