Nova série especial Pandina em homenagem ao lançamento do primeiro FIAT Panda
Fiat lidera vendas de citadinos na Europa com Panda e 500, mas Toyota Aygo X ‘espreita’…

Fiat Panda regista assustador resultado de zero estrelas nos testes EuroNCAP

By on 5 Dezembro, 2018

De forma totalmente inesperada, o Fiat Panda foi testado pela EuroNCAP e, contas feitas, recebeu… zero em cinco estrelas!

É, apenas, o segundo carro a ser testado pela EuroNCAP a receber zero estrelas (o outro foi o Fiat Punto em 2017) e foi, também, o carro a receber o mais baixo registo pontual nos testes EuroNCAP. Por exemplo, na proteção de crianças no interior, o Panda não conseguiu melhor que 16% (a média geral é de 76%), sendo que nas restantes categorias de apreciação, o Panda nunca foi além dos 50%.

Nesta bateria de testes, Audi Q3, BMW X5, Hyundai Santa Fé, Jaguar i-Pace, Peugeot 508 e Volvo V60, todos receberam cinco estrelas, tendo o Jeep Wrangler recebido, apenas, uma estrela.

Mattew Avery, da Thatcham Research, a empresa britânica autorizada a fazer testes EuroNCAP, referiu que “o mais preocupante é que o Panda é visto como uma boa escolha para os jovens e pequenas famílias. Porém, o único equipamento de segurança são os avisadores de cintos não apertados e os cintos traseiros falharam em cumprir os mínimos, pelo que nem foram considerados. No meu entender, no mínimo, o panda deveria ter de série o sistema de travagem autónomo de emergência. Seria muito importante olhando à pouca proteção que oferece.”

A Fiat já reagiu e um porta voz da casa italiana disse que “levamos muito a sério a segurança dos nossos clientes e outros utilizadores da estrada. O Fiat Panda cumpre todas as regras e legislação de cada país onde é comercializado.”

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)