Fiscalização: Excesso de velocidade foi a infração mais comum em 2023
Sinistralidade: 2023 viu 36.595 acidentes com vítimas em Portugal

Fomos conhecer o novo DS 9, o topo de gama que pretende marcar pela irreverência

By on 19 Maio, 2021

Revelado há mais de um ano, o DS 9 tinha estreia marcada para 2020, mas devido à pandemia de covid-19 a marca decidiu adiar o lançamento para 2021. Agora, o Automais marcou presença no primeiro contacto dinâmico da berlina premium francesa que já está disponível para encomenda, com as primeiras unidades previstas para setembro. O “9” chega como topo de gama da DS e pretende ser uma proposta diferenciadora no segmento D premium, mercado esse que é dominado pelo trio alemão BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4.

Tal como o “primo” Peugeot 508, o DS 9 recorre à plataforma EMP2, mas com a maior distância entre eixos alguma vez conseguida nesta plataforma: 1900 mm. A base é “escondida” por uma carroçaria com imagem “à francesa”, ou seja, marca pela irreverência. Na dianteira, encontramos a típica grelha DS, acompanhada pelas DS Wings. O DS 9 adota um estilo “fastback”, onde o óculo traseiro flui até à traseira, garantindo uma imagem apelativa e dinâmica. Destaque ainda para os farolins esculpidos em escamas com efeito 3D.

Interior requintado

Passando para o interior, a DS mantém a filosofia do exterior. Ou seja, um design irreverente, mas requintado com a utilização de materiais de boa qualidade e uma montagem quase irrepreensível. Este dado é ainda mais notável quando o DS 9 está equipado com o interior opcional “Opera” em que praticamente todas as superfícies estão revestidas a couro. Ao nível de espaço, o DS 9 é referência o segmento D premium e, diga-se, tem valores que “beliscam” os modelos do segmento superior. Ainda assim, de referir que, graças ao estilo de carroçaria, o espaço para cabeça no banco de trás é algo reduzido.

Só uma motorização… Por agora

No que diz respeito a motorização, o DS 9 é comercializado, nesta primeira fase de lançamento, apenas com uma solução. Falamos do DS 9 E-Tense, a variante híbrida plug-in que conjuga um motor a gasolina 1.6 litros PureTech sobrealimentado associado a um propulsor elétrico que, em conjunto, debitam uma potência máxima de 225 cv e 360 Nm de binário. Graças às bateras de 11,9 kWh, o DS 9 garante uma autonomia declarada de 56 km e, por isso, é abrangido pelos benefícios fiscais em Portugal.

Passando para a condução, o DS 9 tem um detalhe que é reconhecido dos modelos franceses: o conforto. Desde os primeiros quilómetros que percebemos a importância da DS Active Scan Suspension, que recorre a uma câmara dianteira e faz a leitura das irregularidades da estrada. Esta tem uma grande influência na experiência de condução, ao conferir um conforto satisfatório a todos os passageiros. Este dado é acompanhado pelo silêncio e sossego conseguido, principalmente em modo 100% elétrico. Em autoestrada percebemos que a DS fez um bom trabalho na insonorização do habitáculo, porém, é sentido um muito ligeiro ruído aerodinâmico. Num percurso mais sinuoso, o DS 9 apresenta algum adornar de carroçaria, ainda que bem controlado. Quando se procura explorar todos os 225 cv da motorização híbrida plug-in, o DS 9 tem uma resposta enérgica ao acelerador, principalmente no modo de condução mais desportivo. De um modo geral, é uma proposta que tem no conforto um dos seus principais pontos fortes.

DS 9 E-Tense 4×4 só em 2022

A DS mostrou ainda uma unidade de pré-produção com tração integral, denominada E-Tense 4×4. Esta diferencia-se pela inclusão de um segundo motor elétrico, instalado no eixo traseiro, para uma potência total de 360 cv e 520 Nm de binário, uma solução semelhante ao Peugeot 508 PSE. Nesta versão realizámos um contacto mais curto, mas deu para perceber que se assume com uma afinação de suspensão mais firme, enquanto a direção é mais precisa. A resposta ao acelerador é surpreendente, numa tentativa de “seduzir” um tipo de cliente que gosta de conduzir.

Dois níveis de equipamento e preço base de 59 100€

Quanto a equipamento, em solo nacional será sugerido em dois níveis: Performance Line +  e Rivoli +. Como seria de esperar num modelo de segmento D premium, o recheio de equipamento de série é vasto e contamos com, por exemplo, suspensão ativa DS Scan Suspension, alerta de desvio de trajetória com correção automática de direção, travagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade com limitador, sensores de estacionamento e câmara traseira, sistema de faróis DS Active LED Vision, bancos dianteiros aquecidos com comando elétrico, sistema de acesso e arranque sem chave, painel de instrumentos digital e jantes de 19 polegadas.

Porém, o nível Rivoli + acrescenta ao equipamento em cima mencionado o sistema de alerta de cansaço DS Driver Attention Monitoring, sistema de posicionamento na faixa de rodagem, bancos com ventilação e função de massagem, ar condicionado tri-zona. Já o Performance Line + que, tal como o nome indica, tem um cariz ligeiramente mais desportivo, oferece revestimento em alcantara. Por fim, a DS acredita que este produto é uma boa alternativa aos líderes do segmento D Premium e será o topo de gama de toda a gama. De relembrar que o DS 9 tem um preço base de 59 100€ (E-Tense Performance Line+), valor que sobe para os 61 000€ na variante Rivoli+.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)