Ford apresenta Kuga Vignale

By on 23 Junho, 2016

A Ford acaba de revelar a versão de produção do Ford Kuga Vignale, a mais distintiva das variantes do SUV maior da marca norte-americana. Disponível para encomenda na Europa ainda em 2016, oferecendo especificações exclusivas e acabamentos especiais, o Kuga Vignale quer expandir a outro nível a experiência de luxo junto do cliente, assumindo-se como uma gama dentro da gama Ford, em que dela fazem parte os principais familiares, mas com outro tipo de requinte e serviços de assistência.

O Kuga junta-se assim ao S-MAX, Mondeo e Edge como os modelos disponíveis para encomenda já este ano, não só nos ‘Vignale Lounges’ presentes  nos concessionários selecionados da marca (os chamados ‘Ford Store’), mas também na ‘web’, através do endereço  Ford Vignale Internet .

De acordo com a Ford, o “Kuga Vignale apresenta-se numa cor exterior perolada metálica Vignale Milano Grigio e com uma guarnição interior em couro Cashmere, tudo parte de uma especificação exclusiva, concebida artesanalmente. É também proposto com uma gama de potentes e eficientes motores Ford EcoBoost a gasolina e TCDi diesel associados à tecnologia Ford Intelligent All Wheel Drive.”

“Os nossos clientes têm elevadas expectativas e pretendem ainda mais da Ford. Em alguns dos nossos veículos, as nossas especificações topo de gama Titanium representam 70 por cento do volume total de vendas,” disse Jim Farley, Presidente e CEO da Ford Europa. “Através do Ford Vignale podemos oferecer-lhes o melhor em termos absolutos da Ford na área do luxo, bem como um serviço personalizado. É por isso que estamos a expandir a gama Vignale a partir do Ford Mondeo para os nossos modelos Edge e S-MAX, seguindo-se em breve o Kuga.”

No início deste ano a Ford também anunciou um novo serviço de viagens, eventos e estilo de vida, o qual irá proporcionar aos clientes Ford Vignale valiosas ofertas e acesso a viagens e actividades de lifestyle, incluindo experiências de hospitalidade no Chelsea Flower Show, em Londres, ou acesso a estreias VIP, como o Festival de Cinema de Cannes.

Cada Kuga Vignale contará com um acabamento feito à mão por mestres artesãos, no avançado Centro Vignale, localizado na fábrica da Ford em Valência (Espanha). As mais recentes tecnologias de laser e de câmaras suportam o visual treinado no exame atento de cada pormenor de um modelo Vignale, da carroçaria ao alinhamento dos painéis ou à pintura final.

Apaixonados pela precisão e pela atenção aos detalhes, estes peritos dedicam mais de duas horas a polir a pintura à mão para criar o perfeito acabamento de alto brilho, ao mesmo tempo que também examinam cuidadosamente todos os detalhes e as costuras das peças cortadas a laser das guarnições interiores em couro.

As mecânicas potentes e eficientes do Ford Kuga Vignale incluem:

  • 1.5 litros EcoBoost de 150 cv com transmissão manual de 6 velocidades
  • 1.5 litros EcoBoost de 182 cv com transmissão automática de 6 velocidades e Intelligent All Wheel Drive
  • 2.0 litros TDCi de 150 cv com transmissão manual de 6 velocidades a e opção entre tracção às rodas da frente ou com Intelligent All Wheel Drive; ou ainda transmissão automática de 6 velocidades PowerShift e Intelligent All Wheel Drive de série
  • 2.0 litros TDCi de 180 cv com transmissão manual de 6 velocidades ou transmissão automática de 6 velocidades PowerShift, ambas com Intelligent All Wheel Drive de série

O sistema Intelligent All Wheel Drive da Ford oferece uma transição suave de binário entre as quatro rodas de modo a garantir uma base mais segura na estrada, especialmente em condições escorregadias, podendo ajustar a entrega de binário numa divisão até 50/50 entre a as rodas da frente e traseiras em menos de 20 milissegundos, 20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos.

Quase 4 em cada 5 registos do volume recorde de 102.000 Kuga comercializados em 2015 referiam-se a versões Titanium, de topo de gama, sublinhando a elevada procura por variantes de luxo no segmento SUV, num crescimento antecipado pela HIS, analista de vendas da indústria, que prevê um aumento até 27 por cento do total de vendas de veículos na Europa até 2020, face aos 20 por cento registados em 2014.

“O nosso Ford Kuga Vignale aponta directamente à tendência crescente de SUVs de luxo e representa o melhor da Ford com um design, materiais e acabamentos premium,” disse Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço, Ford Europa. “Nós vemos um grande potencial para alargar a extremidade superior da nossa gama de produtos Ford, ao mesmo tempo que oferecemos uma experiência especial que vá ao encontro das crescentes expectativas dos nossos clientes.”

A história Vignale

Alfredo Vignale foi um dos primeiros carroçadores, ou carrozzeria, a olhar para o automóvel como algo que pode ser personalizado com designs exclusivos, feitos à medida. Vignale aprendeu o seu ofício com o mestre carroçador Pinin Farina, antes de poder criar os seus próprios projectos icónicos para fabricantes automóveis italianos sob o seu próprio nome, tirando partido de novas técnicas de fabricação desenvolvidas pela indústria de aviação. De 1948 até 1969, a Vignale Carrozzeria, perto de Turim, atraiu clientes de todo o mundo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)