Ford apresenta o novo Focus como o seu modelo “mais avançado” na Europa

By on 10 Abril, 2018

A Ford apresentou o novo Focus. A quarta geração do hatchback familiar foi concebida para apelar a um mercado cada vez mais rendido aos encantos dos crossovers. O novo Focus está apetrechado de tecnologia de ponta, exibe um novo design exterior de essência dinâmica e o interior foi redesenhado com materiais de elevada qualidade. 

Exterior e interior

O Focus de 2018 assenta na nova plataforma adaptável C2 da Ford, o que permitiu aumentar o espaço interior, a segurança em caso de colisão, aerodinâmica e eficiência de consumos. A distância entre eixos aumentou 53 mm, a cabine está mais espaçosa e os vãos mais curtos. A rigidez torcional melhorou em 20% comparativamente com antecessor.

O design exterior foi concebido em função da aerodinâmica, a Ford conseguiu diminuir o coeficiente de arrasto para 0,273, um dos melhores do segmento, que é complementado por uma redução de peso na ordem dos 88 kg. Desta forma, a eficiência de consumos do novo Focus melhorou 10%.

No interior, é possível carregar aparelhos móveis por indução e o habitáculo é caracterizado por um touchscreen central de 8 polegadas que inclui o sistema de infoentretenimento Sync 3 compatível com Android Auto e Apple CarPlay. É possível controlar o volume do rádio, sistema de navegação e climatização através de comandos de voz. Um sistema de som B&O Play com 10 colunas e um subwoofer é opcional.

Tecnologia 

O hatchback está “carregado” de tecnologia de ponta. A Ford afirmou que o novo Focus será o seu “modelo mais avançado” no mercado europeu. O condutores terão ao seu dispor cruise control adaptativo, reconhecimento automático de sinais de trânsito e assistente de faixa que centra o veículo na sua faixa de rodagem e mantém uma distância segura em relação a outros automóveis. Destaque para o novo sistema de faróis que se adapta a curvas, cruzamentos e rotundas. O sistema não se baseia apenas em inputs emitidos pelas acções do condutor, recorre a uma câmara dianteira para analisar a estrada até uma distância de 65 metros.

Outros componentes tecnológicos incluem um head-up display, assistente de estacionamento, aviso de pré-colisão com detecção automática de peões, monitor de ponto cego, alerta de trânsito lateral, câmara traseira, assistente de travagem pós-colisão, aviso caso o automóvel esteja a circular em sentido contrário e direcção assistida evasiva que auxilia o condutor a contornar obstáculos e evitar acidentes. O ‘FordPass Connect’ permite ao proprietário activar uma série de funcionalidades através do seu smartphone, como por exemplo localizar o veículo, verificar os níveis de óleo e gasolina, trancar e destrancar as portas, e ainda ligar o motor remotamente.

Motorizações

Na Europa, a linha de motorizações será composta por dois motores a gasolina e dois diesel. A variante gasolina inclui um bloco Ecoboost de 1.0 litros com potências de 84, 99 e 123 cv e um 1.5 litros com dois níveis de potência, 148 e 180 cv. A série diesel disponibiliza duas novas unidades Ecoblue, uma de 1.5 litros que permite potências de 94 e 118 cv, e outra de 2.0 litros que recompensa o condutor com 148 cv  de potência e 370 Nm de binário. A ligação entre o motor e o eixo fica a cargo de uma caixa manual de seis velocidades ou de uma automática de oito.

No próximo ano, a Ford disponibilizará uma versão semi-híbrida constituída pelo motor Ecoboost de 1.0 litros e por um sistema eléctrico de 48V.

O novo Ford Focus será lançado em Julho. O mercado europeu receberá as variantes hatchback, berlina e carrinha, juntamente com a versão crossover Focus Active e o topo de gama Focus Vignale.

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