Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve
A SuperVan 4.2 da Ford que bateu recordes em Bathurst

Ford apresenta o novo Explorer, 100% elétrico

By on 21 Março, 2023

A Ford lançou hoje o seu novo Explorer, o SUV norte-americano que ganhou um espírito mais europeu.

O Explorer conta com mais de vinte anos de história, mas agora inicia uma nova caminhada. O SUV lidera o caminho para uma nova vaga de arrojados e icónicos veículos elétricos com raízes americanas bem profundas nas que a Ford desenhou agora para a Europa.

Desenvolvido e construído na Alemanha, o novo Explorer 100 por cento elétrico foca-se na experiência digital. Do equipamento fazem parte o touchscreen móvel de grandes dimensões SYNC Move 2 e um sistema de infotainment totalmente conectado com sistema áudio adaptado às características interiores, integração sem fios para aplicações e tecnologia avançada de apoio à condução.

Com cerca de 470 litros de espaço de bagageira, em modo de cinco lugares, vem equipado com uma consola de 17 litros, colocada entre os bancos da frente do condutor e passageiro, pode comportar um laptop de 15 polegadas, combinando-se com um espaço de arrumação privado e com outro disponível na bagageira, de acesso mãos-livres.

Tudo isto conjugado com uma capacidade de carregamento rápido de 10 a 80 por cento da bateria com o tempo estimado de 25 minutos. O Explorer estará disponível em versões de tração às rodas traseiras e tração integral.

As especificações de série para aumentar o conforto incluem bancos dianteiros e volante aquecidos, banco do condutor com função massagem e sistema de climatização, este permitindo ao condutor e passageiro da frente escolher a sua própria temperatura.

A lista de sistemas de apoio encontramos a Ajuda à Mudança de Faixa e o sistema Clear Exit Assist 3 que gera um aviso na eventual aproximação de um ciclista, imediatamente antes da abertura das portas, nos movimentados centros das cidades. Conta ainda com 12 sensores ultra-sónicos – 5 câmaras – 3 radares – monitorização a 360 graus, Cruise Control adaptativo inteligente, assistência aos pontos cegos, auxílio ao estacionamento dianteiro e traseiro com assistência, faróis Matrix LED com máximos Glare-Free Highbeam, assistência Pré-Colisão, assistência activa ao estacionamento, alerta de tráfego cruzado com travagem ativa.

Disponível em duas versões – Explorer e Explorer Premium – o novo Explorer 100 por cento elétrico pode ser encomendado a partir do final do presente ano, com preços antecipados abaixo dos € 45.000. As pré-reservas encontram-se já abertas nos portais oficiais da Ford de toda a Europa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)