Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Ford deseja ampliar aliança com a VW para lá dos veículos comerciais

By on 29 Outubro, 2018

Continuam as negociações entre a Ford e a VW para alargar a aliança que possuem para a produção de veículos comerciais.

A ideia da Ford é reunir ajuda para inverter a lógica de prejuízos que as operações da Ford experimentam há muitos anos na Europa e na América do Sul, partilhando tecnologia e custos na produção de utilitários.

Sendo verdade que aquelas situações não têm afetado os resultados positivos da Ford, que viu o seu valor em bolsa subir quase 10%, depois da companhia ter superado as expetativas em termos de lucros. Porém, a Ford não quer continuar a torrar dinheiro naquelas duas geografias e está a reestruturar a sua operação tendo já reduzido as suas expetativas de lucro para 2020.

O que a Ford deseja é ter um parceiro entre os seus rivais que possa ajudar a reduzir custos e lançar novos carros e tecnologia no mercado, mais depressa e de forma mais eficiente. Foi exatamente isso que Bob Shanks, diretor financeiro da Ford disse durante uma entrevista, lembrando que “temos realizado um amplo leque de conversações para descobrir a melhor forma de nos ajudarmos em todo o mundo. A colaboração não tem de ficar limitada seja pelo que for, tecnologia, produtos ou geografia.”

A Ford também está em conversações com a Mahindra & Mahindra, para alargar a sua aliança que já existe e que produz modelos para a India e outros mercados emergentes.

Tudo isto tem como objetivo a Ford tentar reduzir os 3,6 mil milhões de dólares (cerca de 3 mil milhões de euros) de prejuízo que a casa da oval azul tem previsto perder entre 2019 e 2021. Como na América do Sul a Ford já perdeu mais de 4 mil milhões de dólares desde 2012, percebe-se porque razão a Ford deseja alargar esta aliança com A Volkswagen.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)