Novo Ford Mustang: ícone americano
Como conquistou a Ford o recorde com o Supervan 4.2 em Pikes Peak (vídeo)

Ford e Vaughn Gittin Jr. fazem Nurburgring… de lado!

By on 26 Setembro, 2018

Cenário improvável: um piloto norte americano pegou no seu Ford Mustang com 900 CV preparado para provas de “drift” e levou-o para uma das capitais da velocidade mundial, Nurburgring versão Nordschleife. Resultado?

O vídeo fala por si! O norte americano Vaughn Gittin Jr. ao volante do seu Ford Mustang RTR tornou-se no primeiro piloto a fazer os 20,7 quilómetros do “Green Hell” em “drift”. Para o registo ficam os 900 CV do motor V8 de 5 litros e mais algumas “coisinhas” que permitem a este Ford andar para diante muito de lado.

A Ford Performance apoiou, claro, este evento que, segundo algumas testemunhas, não foi fácil para Vaughn Gittin Jr, campeão mundial e norte americano de “drift”. Desde logo porque no Nordschleife é proibido fazer “drift” e foi preciso uma autorização especial para o fazer. Depois, porque o traçado é mesmo muito complicado e o piloto norte americano acabou com alguns piões e três jogos de pneus Nitto feitos em pedaços.

Não há comunicação do tempo feito por Vaughn Gittin Jr., mas a Ford Performance revelou que o Mustang RTR acima dos 240 km/h e que em várias zonas entrou em modo “drift” em sexta velocidade.

No final, Vaughn Gittin Jr, reconheceu que “não conhecia tão bem como pensava este ‘Inferno Verde’ e a verdade é que quando andamos de lado e às velocidades que atingi, tudo muda e muito depressa! Por isso, fazer o Nurburgring em modo ‘drift’ foi um enorme desafio. Até porque muitos questionavam se era possível fazê-lo e se no final piloto e automóvel chegariam intactos. Algo em mim me dizia que era possível e teve de o fazer para descobrir se era possível ou não.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)