Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford equipa Focus com avançadas tecnologias de assistência à condução

By on 23 Outubro, 2018

A Ford diz que a EuroNCAP elogiou o construtor americano pelas tecnologias de assistência à condução que colocou no novo Focus.

Além de ter alcançado as 5 estrelas EuroNCAP, o organismo europeu decidiu fazer um reconhecimento especial, como parte de uma nova iniciativa criada para proporcionar um maior conhecimento entre os consumidores dos benefícios das avançadas tecnologias de assistência à condução, ao facto do Focus contar com um amplo conjunto de sistemas de ajuda á condução.

A Euro NCAP avaliou as tecnologias Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa disponíveis no Focus, soluções que ajudam a que o veículo mantenha uma distância de segurança dos veículos que circulem à sua frente, contribuindo para que o veículo se mantenha centrado na sua faixa, podendo ainda ajustar a velocidade do mesmo dentro dos limites legais, monitorizando a sinalética de velocidade presente nas estradas – vertical e/ou pórticos – num complemento às informações do próprio sistema de navegação a bordo.

Entre outras tecnologias de apoio à condução, disponíveis no novo Focus, a Ford destaca a assistência à direção em manobras evasivas, que recorre a um radar e a uma câmara para deteção de veículos que, à sua frente, se desloquem mais lentamente ou estejam parados, fornecendo apoio à direção para que os condutores os possam contornar, na eminência de uma colisão. Depois, a assistência de pré-colisão com deteção de peões e ciclistas, para a deteção de pessoas na estrada ou perto dela, ou que se possam cruzar com o veículo. O sistema aplica automaticamente os travões caso detete uma potencial colisão e o condutor não responda aos avisos. Também pode detetar ciclistas e opera no escuro, recorrendo à luz dos faróis. Depois, existe o sistema frontal de iluminação adaptativa com iluminação preditiva em curva e iluminação baseada em sinais, que pré-ajusta os padrões de iluminação para proporcionar a máxima visibilidade na aproximação de uma curva, cruzamento ou rotunda.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)