Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford equipa Focus com bancos ortopédicos que reduzem dores nas costas

By on 11 Março, 2019

Segundo a Ford, as dores nas costas são a principal causa de incapacidade a nível mundial. Os bancos dianteiros do novo Focus, diz a casa da oval azul, contribuem para o alívio da dor de costas.

O novo Focus contribui para o alívio dos que sofrem de dores de costas na estrada graças aos bancos dianteiros (para condutor e passageiro) equipados com 18 modos de regulação. Por essa razão, estes bancos foram distinguidos com o selo de aprovação da Aktion Gesunder Rücken e. V. (AGR), organização líder nas questões relacionadas com a coluna vertebral e responsável pela “Campanha para Umas Costas Saudáveis”.

Além disso, o Focus é o primeiro Ford a receber o reconhecimento da comissão de testes independentes da AGR, formada por especialistas em diversas áreas da medicina. Para obter o selo de aprovação, o banco deverá ser capaz de se adaptar à pessoa na sua posição sentada, em vez de ser a pessoa a adaptar a sua posição ao banco. 

Em média, os europeus conduzem os seus veículos durante uma hora por dia, não contabilizando o tempo que se gasta em engarrafamentos. A posição sentada incorreta, origina dores nas costas, no pescoço, fadiga muscular e problemas de circulação, acelerando o cansaço do condutor.

Os engenheiros da Ford desenvolveram os bancos do novo Focus com o objetivo de obter a aprovação da AGR, como parte de uma filosofia centrada no ser humano. As 18 regulações dos bancos do Ford Focus permitem ajustar corretamente a altura, o comprimento e a inclinação do banco, para além do apoio das costas, pescoço e coxas. O ajuste do apoio lombar de 4 vias é controlado electronicamente através de um botão lateral integrado no banco.

Para incorporar o apoio lombar de 4 vias, os apoios de cabeça ajustáveis em 4 pontos e aumentar o apoio ao nível das pernas, soluções inexistentes na anterior geração do modelo, os especialistas em bancos da Ford realizaram testes em pista com condutores masculinos e femininos, de várias estaturas, pesos e morfologias, de modo a desenvolver o modelo de banco ideal.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)