Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford está a desenvolver sistema de iluminação com projeção de imagens

By on 16 Agosto, 2022

Os engenheiros da Ford estão a desenvolver uma nova solução de iluminação que vai agradar certamente à maioria dos condutores que costumam passar mais tempo ao volante durante a noite.

A Ford continua determinada na sua missão de encontram soluções que ajudem a facilitar o nosso dia, seja do ponto de vista prático ou através de uma maior segurança. Neste caso, a ideia é fazer com que os condutores consigam manter o olhar na estrada durante mais tempo.

Através de um sistema de iluminação bastante sofisticado, a Ford está a estudar uma forma de conseguir projetar diversas informações no piso, mesmo à nossa frente. O funcionamento base acaba por ser bastante semelhante ao que encontramos num head-up display, por exemplo, só que em vez de a informação ser refletida no vidro, mesmo à nossa frente (o que obriga a visão a mudar o seu ponto de foco), esta é projetada uns metros à frente do carro em cima do piso.

Entre as informações disponíveis estão alguns dos sinais de trânsito que podem passar mais despercebidos em ambiente noturno, tais como o de aproximação a uma rotunda que vemos nas imagens, por exemplo, ou outros, como o do floco de gelo, que nos indica uma temperatura mais reduzida e a possibilidade de encontrar gelo na estrada. Nas manobras de estacionamento, em vez das linhas condutores serem visíveis no monitor central do carro, estas também podem ser projetadas no piso.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)