Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford está a desenvolver uma nova tecnologia em que pode estacionar o seu veículo através de uma app

By on 3 Setembro, 2021

O Valet de Estacionamento Automático da Ford utiliza tecnologia de sensores de estacionamento e realiza a comunicação entre veículos e infraestruturas.

A Ford, em colaboração com a Associação Alemã da Indústria Automóvel, estabeleceu uma parceria com fornecedores de infraestruturas e empresas tecnológicas para demonstrar o potencial de um veículo conectado. Para tal, criaram o Valet de Estacionamento Automático, uma tecnologia atualmente em fase de investigação e demonstração, que permite aos condutores utilizar uma app para realizar uma manobra de estacionamento de forma automática, num processo realizado do exterior do veículo.

Mas afinal, como funciona? O sistema recorre à tecnologia de sensores do parque de estacionamento, sensores esses que assumem o controlo do veículo e gerem todo o tráfego dentro da área do parque. Isto é feito através da comunicação entre os veículos e as infraestruturas. Após reconhecerem e localizarem o veículo, orientam a manobra de estacionamento. Caso seja detetado algum obstáculo, o processo é imediatamente parado. Quanto ao condutor, apenas tem de deixar o veículo um espaço determinado e utilizar a app FordPass para iniciar a orientação automática a um lugar de estacionamento disponível.

Uma vez estacionado, o carro também pode tornar-se num ponto de entrega pessoal de uma encomenda, podendo as empresas de entregas aceder ao veículo para deixarem encomendas na bagageira. No futuro, poderão ser desenvolvidos mais serviços conectados que permitam oferecer maior comodidade e outros benefícios ao cliente.

Os condutores utilizam a app FordPass para solicitar a devolução do veículo à área designada, acelerando a experiência de recolha e permitindo ao condutor e passageiros entrar confortavelmente no veículo. Isto poupa não só as por vezes longas caminhadas pelos grandes parques de estacionamento ou mesmo a eventual dificuldade para encontrar o veículo.

“A demonstração revela que o estacionamento sem condutor é uma realidade e que os benefícios mais amplos vão muito além do conforto, da conveniência e da poupança de tempo. Seja num aeroporto, num centro urbano ou num recinto desportivo, o estacionamento poderá em breve tornar-se muito mais eficiente, proporcionando entradas, pagamentos e saídas sem contacto. Ter veículos a circular infinitamente pelos parques de estacionamento à procura de um lugar vai tornar-se muito em breve numa coisa do passado”, refere Joseph Urhahne, líder da Condução Automatizada, Pesquisa & Engenharia Avançada da Ford Europa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)