Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve
A SuperVan 4.2 da Ford que bateu recordes em Bathurst

Ford Fiesta Active, o primeiro de uma nova linha de crossovers

By on 16 Maio, 2018

O novo Fiesta Active é o primeiro modelo de uma nova família de crossovers denominados “Active”, inspirada nos sports utility vehicle (SUV), na qual se combina um estilo robusto e uma versatilidade aprimorada, com uma real dinâmica de prazer de condução da Ford, conforto sofisticado e tecnologias de assistência à condução, apontando ao crescente número de clientes de propostas SUV e crossover da Europa.

A nova proposta Fiesta Active acrescenta uma ainda maior capacidade prática à multipremiada gama Fiesta, nomeadamente na carroçaria de 5 portas, apresentando-se com uma maior altura ao solo, proporcionando maiores capacidades estradistas em percursos mais exigentes, bem como uma posição de condução mais elevada, dando maior confiança em ambiente urbano e na condução em autoestrada.

De clara inspiração SUV, o exterior conta com características próprias, como os revestimentos adicionais, as jantes de liga leve de 17 polegadas de design exclusivo, ou as barras de tejadilho para transporte de bicicletas ou equipamentos desportivos, inerentes aos estilos de vida mais activos. Quanto ao interior, destacam-se os assentos desportivos de design e materiais exclusivos, o sistema de conectividade e entretenimento SYNC 3 com activação vocal (de série) e o sistema áudio premium B&O PLAY (opcional) para uma maior qualidade sonora.

A experiência de condução Fiesta Active vê-se reforçada com a integração da tecnologia dos Modos de Condução, permitindo-se aos condutores adaptar o veículo ao tipo de estrada e ambiente, pressionando um botão para activar os modos “Normal”, “Eco” e “Slippery”. Entre as mecânicas sofisticadas incluem-se o multipremiado motor Ford EcoBoost de 1,0 litros, a gasolina, com 140 cv, e o bloco diesel de 1,5 litros TDCi, com 120 cv.

“Os compradores de automóveis são apaixonados por versatilidade, pelo estilo marcante e pelas capacidades de confiança dos SUV, mercado onde a procura nunca foi tal elevada, razão por que se fundiram essas qualidades com a experiência de condução líder da classe do nosso novo Fiesta e com as avançadas tecnologias de condução, resultando num crossover Fiesta Active que encaixa perfeitamente com o estilo de vida activo dos nossos clientes,”comentou Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço. Ford Europa.

As vendas de SUV Ford cresceram cerca de 24 por cento em 2017 – aproximando-se de 1 em cada 5 de todos os novos veículos Ford vendidos na Europa – impulsionadas pelos melhores registos de vendas de sempre do SUV compacto EcoSport, do SUV médio Kuga e do SUV grande Edge. O novo Fiesta Active ver-se-á acompanhado do novo citadino KA+ Active e do novo Focus Active (5 portas e Wagon), tudo propostas cujo início de comercialização arrancará ainda este ano.

Estilo arrojado e robusto

O novo Fiesta Active revela uma interpretação mais robusta do elegante design exterior do novo Fiesta, acrescentando revestimento em tom mais escuro que flui do lábio do pára-choques dianteiro, prolongando-se até à traseira pelos arcos das rodas e pelo perfil lateral. Uma grelha escurecida, com malha exclusiva, também apresenta um contorno mais escuro, enquanto os faróis de nevoeiro dianteiros estão alojados nos dinâmicos recortes em forma de “C” dos extremos exteriores do pára-choques.

Já o personalizado pára-choques traseiro proporciona uma aparência mais imponente, apoiado pela iluminação traseira em LED. Pormenores em metal brilhante escovado à frente e atrás e as jantes de liga leve de 17 polegadas exclusivas do Fiesta Active estão disponíveis com acabamentos Rough Metal ou Absolute Black. Entre o leque de cores vibrante contam-se os tons Lux Yellow, Ruby Red and Blue Wave, podendo os clientes também optar por um tejadilho contrastante em preto ou vermelho, dependendo da cor da carroçaria.

A altura ao solo do Fiesta Active viu-se aumentada em 18 milímetros face ao chassis do novo Fiesta que lhe serve de base, e a largura entre rodas em 10 milímetros, garantindo-lhe uma postura mais assertiva, lado a lado com as capacidades de lidar com os diferentes percursos, ou a posição de condução de maior confiança.

Materiais de mais elevada qualidade, superfícies sem costuras e um layout de características intuitivas são as propostas para o interior. Um volante e punho da caixa forrado a couro, junto com detalhes em alumínio acetinado, proporcionam uma sensação de elevada qualidade, enquanto outros elementos decorativos, no painel de instrumentos central e do lado do passageiro, contrastam com a cor da carroçaria.

Os bancos desportivos do Fiesta Active estão disponíveis com pespontos coloridos, formando barras horizontais no centro dos encostos, oferecendo apoio lombar para o condutor e ajustes em quatro direcções para condutor e passageiro. Um tejadilho de abrir panorâmico (opcional) permite que a luz inunde o habitáculo, criando uma sensação de maior amplitude e espaço.

O interior do Fiesta Active está preparado para lidar com os desafios inerentes às botas enlameadas, às toalhas de praia com areia e aos passageiros molhados. Os materiais dos bancos e os tapetes deste Fiesta foram testados no Laboratório de Materiais da Ford em Dunton (Reino Unido), sendo alvo de nada menos do que 60.000 ciclos de teste, de modo a assegurar a sua resistência à utilização, enquanto a robustez das cores foi testada com recurso a um medidor de meteorologia, sendo analisadas através de um espectrómetro, para certificação de que as mesmas não se desvanecem após extensas exposições à luz ultravioleta. O couro do volante foi testado mesmo para resistência aos protectores solares.

Apto a enfrentar a dureza ou a suavidade

O novo Fiesta Active proporciona confiança a todos os condutores, quer evoluam em estradas de asfalto, percursos de terra ou sob condições mais escorregadias, mantendo o caráter de prazer de condução do novo e multipremiado Ford Fiesta.

Os amortecedores frontais optimizados apresentam novos topos hidráulicos para suavizar os impactos ou solavancos aquando da condução sobre superfícies mais irregulares. A geometria exclusiva das juntas da suspensão e as configurações específicas das molas e dos amortecedores combinam-se com a direcção assistida electricamente e o controlo electrónico de estabilidade (ESC) para um maior conforto e capacidade de resposta através das mais variadas superfícies.

As propostas Fiesta Active integram 3 Modos de Condução seleccionáveis:

  • “Normal”, que usa as definições de base do ESC e do Controlo de Tracção para a condução no quotidiano
  • “Eco” – apenas disponível com a caixa de seis velocidades manual -, ajusta as definições do motor e do acelerador para ajudar os condutores a poupar ainda mais combustível sempre que o desejem
  • “Slippery”, ajusta as definições do ESC e do Controlo de Tracção para uma maior confiança em superfícies de menor aderência, como a neve e o gelo, reduzindo o patinar das rodas em linha, nomeadamente aquando dos arranques de uma posição estacionária. Este modo também ajuda os condutores a manter o controlo em curva ou na mudança de faixa sobre pisos escorregadios, operando pequenos acertos no acelerador e nos travões, para prevenir situações de excesso de subviragem ou sobreviragem

Avançadas tecnologias de apoio à condução

O novo Fiesta Active disponibiliza uma abrangente gama de sofisticadas tecnologias de assistência à condução, estreadas na gama do novo Fiesta que, no ano passado, iniciou a comercialização em toda a Europa. As tecnologias assentam em câmaras, radares e sensores ultrassónicos, capazes de monitorizar o ambiente em redor do veículo e a estrada em frente até uma distância de 130 metros, superior ao comprimento de um campo de futebol.

O sistema de Assistência à Pré-Colisão com Detecção de Peões pode detectar pessoas que estão na estrada ou nas suas imediações, ou que possam cruzar-se no caminho do veículo, recorrendo às luzes dos faróis do Fiesta à noite. O sistema foi concebido para reduzir a gravidade de certas colisões frontais envolvendo veículos e peões, ou para ajudar os condutores a evitar certos impactos. O ângulo mais amplo da câmara ajuda a detectar melhor os movimentos dos peões.

Adicionalmente, inclui Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Máximos Automáticos, agora com melhor funcionamento em situações em que as faixas de rodagem de ambos os sentidos são divididas por uma barreira central, podendo até detectar camiões em sentido contrário de forma a evitar o encandeamento dos condutores que estão mais altos do que a divisória central. Uma nova função de inclinação suave melhora o conforto dos condutores à noite com uma comutação suave entre as luzes de máximos e de médios.

Outras tecnologias de apoio à condução presentes são, por exemplo, o sistema de Cruise Control Adaptativo, o Limitador de Velocidade Ajustável, de Informação de Ângulo motor, Alerta de Trânsito CruzadoAlerta ao CondutorAjuda à Manutenção de Faixa, Alerta de Manutenção de Faixa e Aviso de Colisão Frontal.

O novo Fiesta alcançou uma classificação de segurança de 5 estrelas nos testes Euro NCAP, e integra recursos de segurança como sejam os airbags laterais concebidos para elevar o braço dos ocupantes para longe da zona de impacto, cintos nos bancos traseiros exteriores com limitadores e pré-tensores, e airbag do banco do passageiro da frente com desactivação para permitir a montagem de cadeiras de criança.

Conectividade e áudio premium

O novo Fiesta Active oferece uma conectividade e áudio premium para ajudar os clientes a tirar o máximo partido das suas aventuras ao longo da estrada.

O sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3 da Ford permite aos condutores do Fiesta Active controlar os sistemas de áudio, de navegação e os smartphones conectados através de comandos de voz simples e de conversação normal. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto™, integrando ligação SYNC AppLink para activação vocal de uma gama de aplicações para smartphones. Do tipo tablet, os ecrãs tácteis flutuantes de 8 polegadas podem ser comandados por gestos de toque e de deslize.

Acompanhando a tendência dos consumidores para uma cada vez maior utilização de dispositivos multimédia digitais portáteis, o Fiesta Active integra, de série, ligação Bluetooth e duas portas USB, mais um leitor de CD integrado disponível em opção. Independentemente da forma como acedem à sua música, os sistemas de som do Fiesta oferecem sempre uma elevada qualidade sonora, incluindo o Sistema de Som premium B&O PLAY.

Exclusivos da gama global de veículos Ford, os novos sistemas B&O PLAY proporcionam uma excepcional experiência áudio, fruto dos altifalantes com calibrações e posicionamentos específicos em cada modelo. No caso do Fiesta Active, são 10 os altifalantes presentes, incluindo um subwoofer montado na bagageira e um altifalante central de médias frequências no topo do tablier, integrando o logótipo “B&O PLAY” em alumínio e uma grelha de radiação de som de desenho exclusivo. São 675 watts de potência total de amplificação, regulados por um Amplificador com Processador de Sinais Digital que controla a equalização e a mistura de áudio, incluindo o Som Surround disponível no sistema e que oferece uma sonoridade ainda mais rica e potente, independentemente do lugar em que os passageiros se sentem.

“Os nossos novos modelos Active foram desenhados para fazer da viagem até à experiência uma parte dessa mesma experiência. Soluções como a conectividade SYNC 3, o sistema áudio premium B&O PLAY e o nosso tejadilho de abrir panorâmico irão ajudar os clientes a tirar o máximo partido de qualquer viagem,” acrescentou de Waard.

Motores potentes para estilos de vida activos

Os sofisticados motores da Ford – 1.0 EcoBoost a gasolina e 1.5 TDCi diesel – garantem uma performance e eficiência de consumos apoiando uma experiência de condução líder da classe, reduzindo os custos para os proprietários, ao mesmo tempo que cumprem com as apertadas exigências da normativa Euro 6 de emissões.

Proposto com potências de 85, 100, 125 e 140 CV, o motor 1.0 EcoBoost da Ford regista emissões de CO2 a partir de 113 g/km e consumos a partir dos 5,0 l/100 km* quando combinado com a nova caixa manual Ford de 6 velocidades, de arquitectura de reduzida fricção, que reforça a redução de CO2, ou com uma nova caixa automática de 6 velocidades e patilhas montadas no volante, em combinação com a variante de 100 cv, para 139 g/km de emissões de CO2 e consumos de 6,1 l/100 km.

O motor 1.0 EcoBoost de três cilindros sobrealimentado apresenta tecnologias avançadas, como injecção directa de alta pressão, dupla distribuição variável independente (Ti-VCT) e de um design inovador da cambota descentrada, o que permite um incomparável funcionamento mais refinado do bloco de três cilindros.

Proposto em variantes de 85 e 120 cv, ambos em combinação com uma caixa manual de 6 velocidades, o bloco 1.5 TDCi da Ford regista emissões de CO2 a partir de 103 g/km, e consumos de 4,0 l/100 km. Aquando do lançamento do novo Ford Fiesta no ano passado, a variante de 120 cv tornou-se no mais potente bloco diesel alguma vez disponibilizado na gama Fiesta, proporcionando uma versátil combinação de potência, binário e consumos para uma divertida experiência de condução.

O motor 1.5 TDCi emprega câmaras de combustão de desenho optimizado, sobrealimentação por turbocompressor, com tecnologia de geometria variável na versão de 120 CV, e um sofisticado sistema de injecção que reforça o requinte de funcionamento. Os baixos consumos são também resultado do Carregamento Inteligente Regenerativo, que selecciona a activação do alternador e carrega a bateria quando o veículo circula em desaceleração (sem que o condutor pressione o pedal do acelerador) e durante a travagem.

Os baixos consumos do Fiesta Active são ainda melhorados pela integração da tecnologia Auto Start‑Stop, de série para todos os blocos 1.0 EcoBoost e para a versão de 120 cv do bloco diesel TDCi de 1,5 litros, solução que está também disponível em opção para a variante de 85 cv desse mesmo motor. Disponível nos motores 1.0 EcoBoost e 1.5 TDCi de 85 cv, o Sistema Activo de Fecho da Grelha contribui para a redução do atrito quando o fluxo de ar para arrefecimento do radiador não é necessário.

Disponível nos níveis de equipamento Active-1, Active-2 e Active-3 [nota: em Portugal estarão disponíveis apenas dois, Fiesta Active e Active+ correspondentes ao Active-1 e Active-3], o Fiesta Active passa a integrar a mais completa e versátil gama Fiesta de sempre, desde que o icónico modelo surgiu há mais de 40 anos. Outras versões destinadas a ir ao encontro de quase todos os estilos de vida são o Fiesta Titanium, o Fiesta ST-Line, de inspiração Ford Performance, e o topo de gama Fiesta Vignale.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)