Segmento B: Dacia Sandero é (de longe) o mais vendido na União Europeia
Afinal, o Ford Fiesta pode ainda ‘renascer’… elétrico

Ford Fiesta faz 40 anos

By on 18 Julho, 2016

A Ford festeja este mês o 40.º aniversário do seu modelo Fiesta. O primeiro exemplar da primeira geração saiu da linha de montagem na fábrica da Ford em Valência em 1976. Desde então, o Fiesta atingiu a sua sétima geração, lançada em 2012, e deverá atingir um total de 18 milhões de unidades produzidas até ao final deste ano.

O Fiesta foi o primeiro modelo compacto da Fiesta, com tração dianteira e carroçaria de dois volumes, lançado com motores 1.0 e 1.1. O sucesso internacional foi imediato, atingindo um milhão de unidades vendidas em 1979. Ainda na primeira geração, em 1981, foi lançada a primeira versão desportiva, a XR2.

A segunda geração surgiu em 1983, mantendo o mesmo estilo, mas com aerodinâmica mais apurada, e novas versões mais luxuosas (1.3 com caixa automática) ou utilitárias (1.6 Diesel). Uma nova versão do XR2 surgiu em 1984. A terceira geração foi lançada em 1989, tornando-se o primeiro automóvel citadino com ABS, e introduzindo versões com catalizados e XR2 com motor de injeção. Pela primeira vez, teve uma versão RS Turbo, com 133 cv, em 1990. Em 1992, o novo XR2i recebeu o novo motor 1.8 Zetec 16V, e no ano seguinte o airbag tornou-se um item de série.

Novas gerações foram lançada em 1996 (quarta) e 2001 (quinta), tornando-se maior, com mais equipamento e conforto. O carro também começou a ser produzido em Colónia. Em 2002, chegaram os novos motore Duratec de baixa cilindrada, e em 2005 chegou uma nova versão desportiva, a ST, com 2 litros e 150 cv. A sexta geração foi lançada em 2008, com um motor Diesel com emissões abaixo dos 100 g/km. A sétima geração, em 2012, lançou a nova família 1.0 Ecoboost, com o ST a chegar em 2013.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)