Ford Focus ST Edition, a nova versão para os “verdadeiros entusiastas da condução”

By on 24 Agosto, 2021

O Ford Focus ST Edition diferencia-se pela inclusão de novidades que melhoram a precisão e resposta em curva.

A Ford decidiu lançar uma nova edição especial do Focus ST. O denominado Ford Focus ST Edition, que vai estar disponível em “mercados europeus selecionados”, é a versão mais dinâmica até ao momento da atual geração do desportivo ao oferecer melhorias pensadas para os “verdadeiros entusiastas da condução”. Para tal, a edição especial chega com uma nova configuração de chassis desenvolvida e testada pela Ford Performance, onde foram incluídos os dados retirados no circuito de Nürburgring. Esta nova afinação melhora, segundo a Ford, a precisão e resposta em curva.

Os novos coilovers, de origem KW Automotive, deixam o Focus ST Edition 10 mm mais próximos do solo face aos ST base, contudo, os clientes podem reduzir a distância ainda mais, 20 mm, caso assim o queiram. A Ford oferece ainda um documento técnico com as configurações recomendadas para a suspensão mediante as diferentes condições de condução, com destaque para uma afinação específica apenas para o circuito de Nürburgring. O Ford Focus ST Edition surge com novas jantes de 19 polegadas, acompanhadas por pneus Michelin Pilot Sport 4S, que se caracterizam por mais leves do que as utilizadas no ST base.

Relativamente ao motor nada muda, ou seja, o Ford Focus ST Edition está equipado com o quatro cilindros de 2.3 litros que debita 280 cv e 420 Nm de binário. Com esta potência consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h m 5,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 250 km/h.

A edição especial caracteriza-se ainda por detalhes estéticos exclusivos como a cor Azura Blue utilizada no exterior que contrasta da melhor maneira com o preto utilizado nas jantes, grelha ou capas dos espelhos. No interior os bancos desportivos da Recaro contam com pontos em azul, linha essa utilizada nas costuras do volante, tapetes, entre outros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)