Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford mais próxima da neutralidade carbónica com a central solar de Valência

By on 17 Janeiro, 2023

A Ford acaba de inaugurar a central solar de Valência, que deixa a marca mais próxima de alcançar a sua neutralidade carbónica prevista para 2035 em toda a sua pegada europeia.

A nova central de energia de painéis fotovoltaicos da Ford acaba de ser inaugurada junto da fábrica de Almussafes, em Valência, Espanha. Até ao ano 2035, a Ford deseja que as suas vendas no mercado europeu sejam apenas de modelos 100% elétricos, que a tornará numa marca neutra em carbono, tanto no que diz respeito às suas instalações como as dos seus fornecedores. Com a inauguração desta nova central solar, que começou a funcionar no final do ano passado, a Ford fica ainda mais próxima deste objetivo de neutralidade carbónica.

A área fotovoltaica desta nova central, que converte energia solar em eletricidade, encontra-se numa área não produtiva da fábrica, cobrindo duas zonas de painéis solares capazes de produzir, anualmente, a energia equivalente, em média, a 1.400 lares. A atual produção de cerca de 4.641 MW/h por ano ver-se-á aumentada no próximo verão em 3.762 MW/h, também anualmente, que é o equivalente a mais 1.100 habitações. Na prática, isto significa que no corrente ano a fábrica Ford de Valência irá registar uma significativa redução nas suas necessidades de eletricidade proveniente da rede pública.

A Ford está a procurar expandir as áreas de painéis solares em mais terrenos não afetos à produção, visando atingir um abastecimento de 10 MW de potência de pico em 2024. A viabilidade de futuras potenciais instalações de painéis solares nos telhados dos edifícios fabris está também a ser estudada.

Desde 1 de janeiro de 2022 que toda a energia elétrica utilizada pela fábrica Ford de Almussafes provém de fontes renováveis. Além disso, toda a energia elétrica adquirida para abastecer as instalações fabris da Ford em toda a Europa é já 100 por cento proveniente de fontes de energia renováveis. A empresa está em contínua busca por formas para incrementar a utilização de energias renováveis, ambicionando utilizar eletricidade totalmente descarbonizada em todas as instalações fabris a nível mundial até 2035.

Agora, mais do que nunca, todos nos apercebemos da necessidade de utilizar fontes de energia renováveis. Na Ford, à medida que avançamos para um futuro totalmente elétrico e para uma neutralidade carbónica em toda a nossa pegada produtiva, os investimentos em inovações como esta nova central solar em Valência criando um volume de autoabastecimento em energia renovável, representado um importante contributo para a nossa contínua ambição de contribuir para a construção de um mundo melhor”, referiu Stuart Southgate, Diretor de Engenharia Sustentável, Ambiental e Segurança da Ford Europa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)