Polestar: Redução nas emissões em 2023
Elétrico vs Combustão: A fase de uso contribui para quase 90% da pegada de carbono dos veículos

Ford mais próxima de alcançar a neutralidade carbónica prevista para 2035

By on 25 Outubro, 2022

Ford Europa estabelece novos acordos com o objetivo de otimizar a sua cadeia de fornecimento de componentes e melhorar consideravelmente a sua pegada de CO2.

A Ford Europa anunciou hoje novos passos para assegurar o fornecimento de aço de baixo carbono para os seus futuros produtos, contribuindo, assim, para alcançar o seu objetivo de neutralidade carbónico até 2035. A companhia estabeleceu Memorandos de Entendimento (MdE) com a Salzgitter Flachstahl GmbH, a Tata Steel Nederland B.V. e a ThyssenKrupp Steel Europe AG para garantir o fornecimento de aço com baixo teor de carbono.

Os três fornecedores estratégicos da Ford têm planos individuais para aumentar a produção de aço de baixo carbono nos próximos anos. Com base nas fortes relações com estes parceiros, a Ford melhorará significativamente a pegada de CO2 da sua cadeia de fornecimento, sendo a produção de aço um componente-chave. Como primeira aplicação, a Ford planeia utilizar o aço de baixo CO2 para a produção do seu novo crossover 100% elétrico do segmento médio, a partir de 2023.

A redução das emissões de CO2 na cadeia de abastecimento é um elemento-chave nos planos da Ford para atingir a neutralidade carbónica em toda a sua pegada em instalações, logística e fornecedores, na Europa, até 2035. Para alcançar este ambicioso objetivo, a Ford está a analisar toda a cadeia de valor para produzir veículos altamente eficientes. As principais atualizações da unidade de produção do Centro de Eletrificação de Colónia, com novas soluções de eficiência energética, irão permitir poupar mais de 2.000 toneladas de CO2 e mais de 2.600 MWh de energia elétrica por ano.

A iniciativa também contribuirá para o empenho da companhia, desde o início do ano, na utilização de 10% de aço neutro em carbono até 2030, anunciado quando a Ford aderiu à First Movers Coalition, uma iniciativa global do Fórum Económico Mundial destinada a congregar o poder de compra e as cadeias de abastecimento para criar os primeiros mercados de tecnologias inovadoras de energia limpa.

As empresas siderúrgicas irão utilizar hidrogénio verde e energias renováveis em novos processos de produção, de forma a reduzir gradualmente a sua pegada de CO2 na produção de aço. Desta forma, essas empresas irão contribuir para o “European Green Deal” no sentido de atingir zero emissões líquidas em todos os setores até 2050.

“Tal como nós, os nossos clientes querem cuidar do nosso planeta, pelo que estamos a tomar as medidas necessárias nesta jornada, oferecendo-lhes os veículos de que necessitam para dar um contributo positivo na luta contra as alterações climáticas, produzindo-os de uma forma mais sustentável”.

Os melhoramentos no âmbito da nossa cadeia de abastecimento são fundamentais. Com a utilização de aço neutro em carbono daremos um passo importante no sentido de reduzir a pegada de CO2 dos nossos veículos.”

Sue Slaughter, Diretora de Compras, Sustentabilidade da Cadeia de Abastecimento, da Ford Motor Company

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)