Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford Performance produziu coletor de admissão em metal numa impressora 3D

By on 1 Fevereiro, 2019

Quando Ken Block decidiu criar um carro especial para a Gimkhana 10, lembrou-se de uma veterana Ford F-150, numa escolha muito na linha do que fez com o Ford Mustang. Apelidada de Hoonitruck, recebe o motor V6 Ecoboost do Ford GT com duplo turbo a debitar perto de 1000 CV.

Para chegar a esta potência, o motor do GT passou por muitas alterações, destacando-se o coletor de admissão, fanbuloso, que está no topo do bloco V6. Coletor que foi desenhado pelos engenheiros da Ford Performance e por um grupo de engenheiros do departamento de pesquisa e desenvolvimento europeu da casa da oval azul. Feito o estudo estrutural da peça e o seu funcionamento, os homens da Ford Performance recorreram á RWTH – Digital Additive Production Institute, de Aachen, na Alemanha, para produzir o coletor de admissão.

O intricado desenho desta peça levou a algum esforço, mas com o auxílio deste instituto alemão, lá foi conseguida a impressão em 3D em alumínio. Refira-se que, segundo os homens da Ford Performance, seria impossível maquinar uma peça destas a partir de um bloco de alumínio, com este detalhe.

A impressão 3D oferece muita flexibilidade de projeto, ajuda a melhorar a performance e diminui o peso. Para fazer a belíssima peça que encima o motor do Hoonitruck, a impressora 3D esteve a trabalhar cinco dias, mas a peça não vai além dos 6 quilogramas de peso.

“Temos a felicidade de ter acesso a tecnologia incrível, mas esta peça foi algo complicado que exigiu muito de nós e do poder dos nossos computadores. Fomos ao limite. O coletor de admissão do Hoonitruck é muito complexo e era impossível ser feito pela maneira tradicional” referiu Raphael Koch, engenheiro do departamento de processos e materais avançado da Ford Europa.

Claro que Ken Block elogiou o trabalho feito, dizendo que “a Ford fez um excelente trabalho e o coletor de admissão é a parte favorita do Hoonitruck.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)