Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford Ranger Raptor está mais dinâmica que nunca e a caminho da Europa

By on 22 Fevereiro, 2022

A pick-up da Ford faz parte da família de modelos mais vendida nos Estados Unidos há diversos anos, mas a versão Raptor é a que mais cativa os apaixonados pela condução mais desportiva fora-de-estrada. Deste lado do Oceano, não é fácil contar com a presença de um destes “monstros”, mas agora é a própria Ford a afirmar que a Raptor está a caminho da Europa.

A Ford Ranger Raptor é a versão mais radical de todas as que temos disponíveis na gama F-Series da Ford. Foi mais pensada para os momentos de condução fora do asfalto e menos para o trabalho propriamente dito, e tem conquistado diversos adeptos nos últimos anos.

O seu visual mais arrojado inclui uma considerável distância ao solo, suspensões especificas, para-choques mais robustos e uma atitude fortemente pensada para se despedir do asfalto. Na grelha dianteira, as letras FORD dispensam apresentações e as luzes de condução diurna adicionam o visual mais moderno e tecnológico.

Para alimentar esta nova Raptor, a Ford escolheu um motor EcoBoost biturbo de seis cilindros em V, com uma capacidade de três litros, 288 cavalos de potência e quase 500 Nm de binário que, tal como podemos ouvir no vídeo divulgado pela própria marca, tem uma sonoridade muito compatível com os trilhos mais irregulares onde o podemos testar da melhor forma. É que na nova Raptor, nem sequer falta um sistema de escape ativo, que tem justamente a missão de oferecer as melhores notas aos nossos ouvidos.

Mas além dos números e da sua sonoridade, há outros elementos que fazem deste bloco uma escolha excelente para a nova Raptor. A sua construção em ferro-grafite faz com que seja cerca de 75 por cento mais resistente, mas também outros tantos 75 por cento mais rígido que o bloco tradicional construído em ferro fundido. E o sistema anti-inércia (anti-lag), que a Ford Performance já usa em modelos como o Ford GT ou o Focus ST, também garante uma entrega de potência mais rápida e dinâmica, tornando a nova Raptor ainda mais divertida de conduzir, seja em terra, lama, areia ou mesmo em asfalto.

Em conjunto com a caixa de velocidades automática de dez relações e do sistema de tração integral permanente, com caixa de transferências de duas velocidades, controladas eletronicamente, mas também com o bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro, a nova Ford Ranger Raptor tem tudo para oferecer uma dinâmica exemplar nos mais variados cenários. Até porque a suspensão, totalmente redesenhada pela Ford Performance e com amortecedores da FOX de 2,5 polegadas, passam toda esta força para as rodas da melhor forma possível.

As jantes forjadas com 17 polegadas de diâmetro e equipadas com pneus de todo-o-terreno Raptor, específicos para este modelo, fazem o resto do trabalho. Os sete modos de condução (Normal, Sport, Slippery, Rock Crawl, Sand, Mud/Roots e Baja) ajustam o funcionamento do motor, da transmissão, da suspensão e até do sistema de escape, mas também a sensibilidade do controlo de tração, de estabilidade e do ABS para que tudo se adapte da melhor forma ao nosso estado de espírito.

No habitáculo, a imagem também é robusta e preparada para as melhores aventuras, mas não é por isso que deixam de estar presentes assentos dianteiros e traseiros mais desportivos e com mais apoio, um painel de instrumentos totalmente digital e com um visual que se altera consoante o modo de condução escolhido, mas também um enorme monitor central tátil, a partir do qual é possível controlar diversos sistemas, como o de navegação, os que personalizam a dinâmica da Raptor ou mesmo o de som que, em opção, poderá estar equipado com um experiência sonora desenvolvida para B&O, com oito poderosos altifalantes.

Por norma, a versão mais radical da Raptor estava restringida ao mercado norte-americano, mas agora, é a Ford a afirmar que a nova geração da Ford Raptor será também a primeira a ser lançada na Europa, sendo que as primeiras entregas já estão agendadas para o último trimestre deste ano. E para o garantir, a Ford até divulgou um incrível vídeo para assinalar o momento da chegada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)