Ford Ka Plus acaba a sua carreira na Europa no final deste ano
Qual o tipo de carro ideal para si: Utilitários

Ford renova aposta nos compactos com KA+

By on 19 Setembro, 2016

A Ford volta a apostar no segmentos dos automóveis citadinos com uma nova geração do modelo KA. O modelo antigo usava uma plataforma de base Fiat, mas desta vez o construtor americano entra sozinho no segmento, aproveitando a sua experiência de adaptação a diferentes mercados para criar o modelo KA+. O modelo já tinha sido lançado primeiro em mercados como o indiano e o latino-americano, mas chega agora a Portugal, com preços de 10 670 a 11 890 €.

Com o KA+, as dimensões aproximam-se mais do Fiesta, com a altura total a crescer 29 mm. A preocupação com o espaço interior levou a Ford a procurar garantir espaço interno suficiente para sentar cinco adultos. O espaço para as pernas procura ser referencial, tanto nos bancos dianteiros como traseiros.

A bagageira também dimensões consideráveis, com 270 litros, e existem ainda 21 espaços para arrumação de pequenos objetos no habitáculo, incluindo o sistema MyFord Dock para dispositivos móveis, bolsas nas portas para uma garrafa de um litro ou um pequeno guarda-chuva e até compartimento escondido no fundo do painel de instrumentos, só acessível quando a porta do condutor é aberta.

2016ford_kaplus_interior_11

A gama de motores é basatnte simples, com uma versão ‘encurtada’ do motor 1.25 do Fiesta, agora com 1,2 litros (escolhido devido ao limite fiscal para motores a gasolina na Índia), que a Ford propõe com dois níveis de potência, com 70 ou 85 cv. Ambos usam uma caixa de velocidades com relações desenvolvidas para aproveitar uma ampla faixa de binário. Ambas as variantes exibem consumos médios anunciados de 5,0 l/100 km com emissões de CO2 de 114 g/km.

O chassis do KA+ é simples, com suspensão McPherson à frente e barra de torção traseira, enquanto a afinação das molas e amortecedores foi pensada para uma utilização mais urbana. Para isso, foi desenvolvida uma nova direção assistida eletrónica com um raio de viragem de 2,6 voltas mais rápido e assistência sensível à velocidade. O KA+ europeu ganhou uma barra estabilizadora mais resistente que as variantes para outros países e a altura ao solo foi reduzida em 10 mm.

Elementos como ar condicionado, sistema de informação e entretenimento Ford SYNC com ativação por voz, fecho centralizado com comando, ESP com arranque assistido em subida e cruise control fazem parte do equipamento de série. A variante de 85 cv acrescenta volante em couro, bancos dianteiros aquecidos, sensores de estacionamento traseiros e jantes de liga leve de 15 polegadas. Existe ainda uma versão especial KA+ Black & White.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)