Novo Ford Mustang: ícone americano
Icónico Ford F-150 chega à Noruega: “batiam-me à porta”, diz Diretor Geral da Ford

Ford revela futuro elétrico

By on 3 Janeiro, 2017

A Ford anunciou uma série de medidas para a renovação da sua gama a nível mundial, com o crescimento da gama de automóveis elétricos e híbridos e a introdução de novas tecnologias de apoio à eletrificação. Tudo isto vai ser revelado progressivamente até 2021, como resultado de um investimento de 4,5 milhões de dólares (4,3 milhões de euros).

Vão ser introduzidos nada menos que 13 novos automóveis nos próximos cinco anos, com motores elétricos e híbridos, estes combinando o motor elétrico com propulsores turbo da família Ecoboost. Para o mercado europeu, o modelo mais importante é a carrinha Transit Custom, com uma versão híbrida plug-in prevista para 2019, para reduzir os custos de utilização em cidade. Em 2020, vai ser lançado um SUV disponível a nível mundial, com um motor inteiramente elétrico, e uma autonomia de quase 500 km.

O Ford Mustang também vai ganhar uma versão híbrida em 2020, lançado primeiro no mercado americano, oferecendo potência semelhante à do motor V8, mas com consumos que devem ser inferiores aos da versão Ecoboost de quatro cilindros. A pick-up F150 vai estar disponível, dentro e fora da América do Norte, com uma versão híbrida, também a partir de 2020, com um gerador elétrico móvel para situações de emergência.

A eletrificação da gama vai ser acompanhada pela introdução de novos serviços que vão facilitar o uso de motores elétricos e híbridos plug-in, tanto para automobilistas privados como para frotas. A Ford faz parte de um grupo de construtores automóveis que assinou um memorando para criação de uma rede pública de carregamento rápido, começando por 400 estações espalhadas pelo continente, mas planeando para a existência de milhares até 2020. O construtor americano também está a trabalhar na tecnologia de carregamento sem fios. A Ford já produziu 560 mil automóveis elétricos ou híbridos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)