Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford revela o Mustang Mach-E Rally em Munique

By on 7 Setembro, 2023

Foi apresentado no Goodwood Festival of Speed, no início deste ano, mas desta vez foi desvendado sem qualquer pintura que servisse de camuflagem no Salão Automóvel de Munique. O Ford Mustang Mach-E Rally traz para as estradas do dia a dia algumas das sensações dos troços do Campeonato do Mundo de Ralis. 

O novo elemento da família Mustang Mach-E, impulsiona os veículos elétricos da Ford numa direção diferente, sendo o Mustang Mach-E Rally o primeiro veículo elétrico do construtor norte-americano inspirado nos ralis. 

“Há apenas um ano, isto era apenas uma ideia e o que se vê hoje é um testemunho da paixão e da intensa criatividade da nossa equipa Model e”, disse Donna Dickson, engenheira-chefe do Mustang Mach-E. “Sempre exploramos novas áreas de performance e a combinação de uma suspensão afinada para ralis, de um grupo propulsor elétrico com dois motores e de um estilo arrojado faz do Mustang Mach-E Rally um tipo diferente de veículo de performance que irá entusiasmar os clientes que procuram a sua próxima aventura.” 

O Mustang Mach-E Rally aumenta a oferta entre os Mustang Mach-E, dispondo de uma versão aperfeiçoada do grupo propulsor do Mustang Mach-E GT, com uma configuração de dois motores que garante pelo menos 880 Nm de binário e 358 kW de potência. Com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 91 kWh (utilizáveis), este veículo é suportado por uma suspensão exclusiva que foi elevada 20 milímetros em relação ao Mustang Mach-E GT e está equipada com molas especialmente afinadas, amortecedores MagneRide e discos de travão dianteiros de 385 milímetros com pinças da marca Brembo pintadas de vermelho. Está ainda equipado com jantes reforçadas de liga leve de 19 polegadas, com capacidade desportiva e acabamento em branco brilhante, inspiradas na longa história dos veículos de ralis da Ford, e com pneus Michelin CrossClimate2 235/55 R19, que proporcionam maior aderência lateral e em superfícies soltas, em comparação com os do GT. 

Para permitir andar por caminhos que são impossíveis a outros veículos, o Mustang Mach-E Rally possui uma proteção no fundo para os motores dianteiro e traseiro, uma película protetora no revestimento das portas e nas cavas das rodas para ajudar a reduzir as marcas na pintura e palas de lama estilizadas disponíveis no concessionário para reduzir a projeção de detritos. Está igualmente disponível um ponto de reboque integrado na parte dianteira, caso as aventuras fora de estrada se tornem demasiado agitadas.

O Mustang Mach-E Rally conta pela primeira vez com o modo de condução RallySport da Ford, concebido para a condução fora de estrada e que adapta os sistemas de controlo eletrónico para permitir maiores derrapagens, uma resposta linear do acelerador para um melhor controlo e um amortecimento mais agressivo para um melhor comportamento em curvas exigentes.

Para testar o Mustang Mach-E, a Ford desenvolveu uma pista de ralis totalmente nova no seu Centro de Testes de Michigan. O percurso foi especialmente concebido por veteranos do mundo do rallycross para simular exatamente o que o veículo poderá experimentar no mundo real. Os engenheiros e técnicos utilizaram então os protótipos do Mustang Mach-E Rally em testes de 800 quilómetros, simulando ensaios de durabilidade de rallycross para se certificarem de que o veículo estava à altura da intenção do seu design. 

O Mustang Mach-E Rally também se destaca pelo seu spoiler traseiro que se inspira no do Focus RS, com detalhes contrastantes exclusivos, incluindo molduras superiores e inferiores da carroçaria, um difusor dianteiro exclusivo, tejadilho em aço pintado de preto e ainda o painel frontal distinto e intencional que inclui faróis de nevoeiro inspirados nos ralis. 

Cada Mustang Mach-E Rally vem equipado de série com duas faixas de corrida que complementam a paleta de cores arrojadas. Pode ser encomendado em Azul Grabber, Preto Shadow, Verde Eruption e Amarelo Grabber, com o Branco Star ou o novo Cinzento Glaciar disponíveis como opções de custo adicional. 

O Mustang Mach-E Rally estará disponível para encomenda no início de 2024 e as entregas iniciar-se-ão pouco tempo depois.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)