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Ford revela versão ST do Focus com motor 2.3 litros e 280 CV

By on 18 Fevereiro, 2019

Finalmente chegou a versão ST – sim, ainda não há RS e não se sabe se vai haver… – que com 280 CV poderá oferecer um pouco mais de emoção à gama Focus.

Agendado como lançamento para o Salão de Genebra – mais um – o Focus ST não tem, apenas, o bloco 2.3 litros Ecoboost com 280 CV. A Ford juntou ao ST uma motorização a gasóleo (!), o motor 2.0 litros Ecoblue com 190 CV e 400 Nm de binário. Este propulsor tem a medalha do motor diesel mais potente alguma vez instalado num Focus!

Ambos os motores têm uma caixa manual de seis velocidades com função “ponta tacão” automática (opcional que faz parte do Performance Pack do Focus ST a gasolina, mas que pode ser desativado para os clientes que tenham um piloto dentro de si) ou então uma unidade automática de sete velocidades. Esta tem patilhas no volante e um sistema denominado “Adaptive Shift Scheduling” que analisa o estilo de condução de quem está ao volante e otimiza as passagens de caixa.

Mantendo a mesma plataforma C2, o Focus ST recebe suspensões alteradas e travagem melhorada. Ou como diz a Ford, este é o mais ágil Focus ST de sempre, em estrada e na pista.

Para reclamar isso, a Ford ofereceu ao Focus ST, de série com o motor a gasolina, o CCD (Continuosly Ciontrolled Damping) que se junta à suspensão traseira SLA, podendo assim o condutor escolher entre um carro confortável ou focado na performance, com o toque num simples botão. Para a casa da oval azul, nas palavras de Leo Roeks, responsável da Ford Performance na Europa, “o novo Focus ST oferece um grau de flexibilidade único no segmento.”

Contas feitas, o amortecimento está 20% mais duro na frente e 13% na traseira, a altura ao solo reduziu-se 10 mm e a direção EPAS está 15% mais rápida que no Focus “normal”, sendo super direta com apenas duas voltas de topo a topo. Na travagem, há discos de maiores dimensões com maxilas de dois pistões á frente (330 mm x 27 mm e 302 mm x 11 mm atrás) e a tecnologia “Electric Brake Boost” (EBB) que consegue ter mais pressão que o sistema hidráulico convencional. Os pneus são os Michelin Pilot Sport 4S, específicos do Focus ST.

Ainda na mecânica, destaque para a utilização de um diferencial autoblocante eletrónico e modos de condução (Normal, Sport, Slipery/Wet e Track, este ºultimo sºo disponível no Performance Pack). O bloco 2.3 litros Ecoboost foi melhorado com os ensinamentos recolhidos com o excelente bloco V6 Ecoboost do Ford GT e da F150 Raptor, nomeadamente, o sistema ALS (anti tempo de resposta do turbo) que funciona de uma forma simples: quando o condutor levanta o pé do acelerador, o sistema mantém o acelerador aberto para que a pressão no turbo se mantenha elevada. O Focus utiliza um sistema de aumento eletrónico da sonoridade e no volante há um botão Sport que vai direito a esse modo de condução.Em termos de performance, o Focus ST Ecoboost, chega dos 0-100 km/h em menos de seis segundos.

No estilo, o Focus mantem a ideia do “sleeper”, ou seja, continua discreto, denunciando-se pelas jantes de nivo desenho e dimensões muito generosas, um spoiler traseiro maior e um para choques redesenhado com o logótipo ST. O resto fica tudo igual. No interior, o volante tem o logótipo ST, os bancos são Recaro (com opção de forros em pele, tecido ou mistura de pele e pele virada) e os detalhes em alumínio.

O Ford Focus ST vai estar disponível na versão de cinco portas e carrinha, com um opcional Pacote Performance já no verão.

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