Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Ford vai lançar novos modelos na Europa até 2024

By on 27 Junho, 2019

No âmbito da reestruturação da operação europeia, a Ford vai lançar três modelos totalmente novos até 2024, mudando, bastante, a sua gama.

O desenho do plano de reestruturação da Ford inclui uma radical mudança na gama á venda no Velho Continente, confirmando que os MPV vão desaparecer e no seu lugar mais SUV e três modelos completamente novos nos próximos cinco anos. 

O comunicado da Ford é claro ao dizer que vai “refrescar e expandir a sua gama de produtos na Europa, ao mesmo tempo que continuará a fazer crescer o portfólio de veículos utilitários.”

A Ford vai trazer para a Europa o Explorer, modelo com motor híbrido, já revelou o Kuga e acaba de fazer o mesmo com o Puma, ficando por revelar o modelo totalmente elétrico desportivo inspirado pelo Mustang, como a casa da oval azul se refere a ele.

Por enquanto, o Mondeo, o Galaxy e o S-Max ainda estão na oferta da Ford, mas sabe-se que as vendas cada vez mais á míngua vão conduzir à saída do mercado.

A Ford anunciou, também, mudanças na estratégia da operação europeia que fica agrupada em três “grupo de negócio”: Veículos de passageiros, Veículos Comerciais e Importações. Esta nova organização entra em vigor já no dia 1 de julho.

Dito assim parece uma reorganização, mas por trás dela está uma forte redução da força de trabalho que é transversal, dos colaboradores fabris até aos executivos. Dos 53 mil colaboradores da Ford em toda a Europa, 22% vão desaparecer, ou seja, cerca de 12 mil postos de trabalho. A maioria são trabalhadores a prazo, oriundos de empresas de trabalho temporário e gestores, fechando pelo caminho seis fábricas, chegando a 2020 com 18 das 24 unidades que tinha no início de 2019.

O objetivo de tudo isto é que a operação financeira da Ford dê lucro já no segundo semestre e que nos próximos anos consegui libertar uma margem operacional de 6%. A casa da oval azul anunciou, também, que está dentro dos prazos previstos para cumprir as regras de emissões da União Europeia, tendo previsto o lançamento de 16 modelos eletrificados, incluindo oito lançados já este ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)