Sete fabricantes de automóveis unidos para fazer frente à rede de carregamentos da Tesla nos EUA
Tesla e a sua rede de ‘Supercharger’: Depois da Ford, acordo com a GM…

Fornecedor da Tesla compra fábrica sul coreana da General Motors

By on 29 Março, 2019

O fecho de várias unidades de produção da GM na Coreia do Sul, acabou por ser uma oportunidade para um consorcio sul coreano, fornecedor da Tesla, adquirir uma fábrica e começar a produção de veículos elétricos.

O negócio surgiu depois da General Motors (GM) ter encerrado a fábrica de Gunsan, uma das quatro unidades da GM na Coreia do Sul, parte do plano para reestruturar globalmente o gigante americano. O preço não foi revelado, mas a Myongshin, empresa produtora de peças aftermarket, afirmou que compraria o terreno e todos os edifícios da fábrica por 113 mil milhões de won, qualquer coisa como 99,5 milhões de dólares. Esta empresa faz parte do consórcio sul coreano que vai gastar 200 mil milhões de won (157 milhões de euros) na fábrica de Gunsan para produziu 50 mil unidades de veículos elétricos a partir de 2021 e 150 mil em 2025. Tudo com o massivo apoio do governo provincial e do governo da Coreia do Sul.

O consórcio está em negociações com um construtor global para fabricar os seus modelos elétricos, sendo para já claro que não será a Tesla. Seja como for, esta será uma oportunidade fantástica, já que a Coreia do Sul possui um acordo de livre trânsito com os Estados Unidos e com a Europa, ou seja, sem cobrança de taxas aduaneiras. Além disso, existe um parque logístico e industrial em redor da unidade de Gunsan que diminuirá, bastante, os custos nestas áreas.

Com esta compra, serão gerados 900 postos de trabalho e mais 2 mil postos indiretos nos fornecedores da fábrica. Para a GM foi uma bênção, porque após a saída da General Motors do mercado europeu (venda da Opel à PSA e fim da Chevrolet no Velho Continente) a GM Korea tem sido outro sorvedouro de recursos e de dinheiro. O fim da produção de vários modelos vendidos na Europa e os custos galopantes com o trabalho, são razões para esta situação. O fecho de fábrica e a sua venda irão conduzir à saída da GM da Coreia do Sul, mais cedo ou mais tarde.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)