Primeira fábrica de combustíveis renováveis da Península Ibérica começou a laborar
Experiência de condução melhorada: smart lança atualização com recursos adicionais

Galp vai instalar painéis fotovoltaicos em 100 áreas de serviço da península ibérica

By on 18 Abril, 2022

A Galp anunciou um novo projeto que inclui a instalação de centrais solares destinadas a autoconsumo em cerca de 100 áreas de serviço na Península Ibérica.

Salientado o facto de que a transição energética começa em casa, a Galp vai renovar a origem da energia necessária para o funcionamento de cerca de 100 estações de serviço, espalhadas pela Península Ibérica.

Em vez de se utilizar a energia elétrica proveniente da rede pública, a utilização de novos painéis fotovoltaicos em 100 das duas áreas de serviço ibéricas poderá traduzir-se numa poupança anual acima dos 30 mil euros, além da poupança em termos ambientais.

Tal como é referido por Teresa Abecasis, administradora executiva da Galp, responsável pela área comercial, “A crise energética que atravessamos, sem precedentes nos últimos 50 anos, mostra que investir na transição energética não é apenas uma questão de sustentabilidade, mas de sobrevivência. A Galp, que disponibiliza soluções para que a sociedade acelere esta transição, não podia deixar de dar este exemplo”.

O primeiro passo desta ideia começou com a instalação destes sistemas em 12 áreas de serviço em Espanha, que já se encontram em funcionamento. E os benefícios obtidos foram tão óbvios, que acabaram por acelerar a decisão da expansão desta ideia.

A segunda fase, recentemente anunciada, prevê então a instalação desta solução em 50 áreas de serviço de Portugal e outras tantas em Espanha, num projeto com uma potência de 2,5 MWp, que se traduz em poupanças mensais acima dos 30 mil euros, ou dos 750 mil euros de uma forma geral, se contabilizarmos os 25 anos de vida previstos para os painéis fotovoltaicos.

Os 100 postos previstos incluem áreas de serviço geridas diretamente pela Galp, mas também por terceiros, seja em Portugal ou em Espanha. As obras de expansão deste projeto devem começar ainda em 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)