Atualização do Mazda2 Hybrid combina novo design com mais tecnologia
Mazda de vento em popa: Vendas na Europa cresceram 24%

Gama Mazda atualizada para mais um ano e com um novo nível de equipamento

By on 24 Fevereiro, 2022

A Mazda apresentou hoje as principais atualizações da gama de modelos já existente, sendo que este será um ano em que vamos conhecer diversas novidades.

A gama de 2022 traz uma imagem melhorada, onde nem sequer falta um novo nível de equipamento, mais ao jeito dos desejos dos consumidores. E é justamente por aqui que começamos. O novo nível de equipamento chama-se Homura, que se traduz por chama, faísca ou algo que desperta a paixão em avançar para algo de novo, quente, inspirador e arrojado. Com esta nova designação, a grande maioria dos modelos da marca ganham uma nova opção de visual exclusivo e com um nível de equipamento próximo do patamar mais completo. Face às restantes versões, os Mazda Homura distinguem-se pela grelha dianteira de cor negra e pelas jantes de liga leve escurecidas, o que também acontece com as capas dos espelhos e com os interiores desta versão, renovados com um tom mais escuro.

Mazda 3 HB Homura

Além deste novo nível de equipamento, quase todos os modelos da marca contam com algumas novidades e no caso do Mazda 3, por exemplo, há uma nova cor para a carroçaria (Platinum Quartz), novas entradas USB e uma atualização dos serviços de conectividade que estão disponíveis através da aplicação My Mazda. Além do novo nível Homura, o Mazda 3 conta ainda com as opções Evolve e Excellence, com preços entre os 30.704 € e os 39.201 €, divididos ainda por dois formatos de carroçaria, o Hatchback e o CS, de três volumes.

O novo Mazda 3 Homura usa a versão Evolve como base, mas adiciona elementos como os bancos dianteiros aquecidos, a chave inteligente, os sensores de estacionamento frontais, camara traseira, vidros traseiros escurecidos, capas dos retrovisores pintadas de preto e jantes de 18 polegadas na mesma cor. E no habitáculo, em contraste com os tons mais escuros, há apontamentos em vermelho no volante, nas portas, no apoio de braço e na consola central. Os preços desta opção variam entre os 32.923 e os 35.419 euros, mas apenas com o formato de carroçaria de cinco portas.

Mazda CX-30

O Mazda CX-30 recebe precisamente as mesmas novidades que o Mazda 3, não faltando sequer a nova cor Platinum Quartz para a carroçaria e o nível de equipamento Homura. Mas neste caso, os preços começam nos 31.893 euros da versão Evolve e podem chegar aos 42.434 da versão Excellence mais recheada de todas. Pelo meio, fica a nova versão Homura, com preços entre os 34.593 e os 37.121 euros, sempre equipada com o motor e-Skyactiv G de 150 cavalos, tal como no Mazda 3. Ainda que também continue disponível a opção e-Skyactiv X de 186 cavalos, mas com valores um pouco mais elevados.

Mazda CX-5

O maior dos SUV da Mazda, o CX-5, tem também uma nova cor de carroçaria, o Zircon Sand Metallic e cinco níveis de equipamento (Evolve, Excellence, Newground, Homura e High Plus), distribuídos por uma motorização a gasolina e uma diesel, ambas com dois patamares de potência: 165 e 194 cavalos no caso do Skyactiv-G e 150 e 184 cavalos no caso do Skyactiv-D. Quanto a preços, a oferta começa nos 34.570 euros da versão Evolve, mas pode alcançar mais de 60 mil no caso do CX-5 High Plus, com motor diesel, caixa automática e tração integral.

Mazda MX-5 RF

Além dos modelos mais vendidos da marca, continua a haver espaço para os seus brinquedos mais icónicos e sim, claro que estamos a falar no MX-5. Continua disponível com os seus dois formatos de carroçaria, mas também recebe a nova cor Platinum Quartz para a carroçaria. Além disso, há também uma nova opção Terracota para o habitáculo, a possibilidade de se optar por estofos em branco e uma nova cor azul para a capota de lona. Os motores da gama continuam a ser o 1.5 de 132 cavalos e o 2.0 de 184, com dois níveis de equipamento (Evolve e Excellence), mas também uma nova edição especial. Apenas disponível com a carroçaria pintada de azul e com o interior em Nappa White, a nova Special Edition também inclui a capota de lona em Red Cherry (no caso do Soft-Top), as capas dos espelhos pintadas de preto e jantes de liga leve escurecidas, que podem ser uma Rays de 16 polegadas, ou umas BBS de 17 polegadas. Os preços desta nova edição variam entre os 39.517 e os 53.060 euros.

Mazda 2 Hybrid

Além de todas estas atualizações, 2022 será o ano em que a Mazda vai poder contar com algumas novidades. E a primeira inicia hoje a sua comercialização. O novo Mazda 2 está disponível apenas numa versão híbrida e se já está a pensar que conhece esta “cara” de algum lado, tem toda a razão. O novo Mazda 2 é o irmão gémeo de um outro modelo que tem o símbolo da Toyota. Também inclui uma solução híbrida equipada com um motor a gasolina de 1,5 litros e três cilindros, com uma potência total de 116 cavalos e um visual mais moderno.

Mas esta opção da Mazda conta com uma excelente oferta nesta fase de lançamento, que passa por um preço bastante apelativo, soluções de financiamento muito interessantes e uma garantia extra. A gama inclui três níveis de equipamento (Pure, Agile e Select), sete cores para a carroçaria e quatro pacotes de equipamento opcional, que podem deixar o novo Mazda 2 com um nível de recheio muito interessante. Os preços deste novo modelo e dos seus três níveis de equipamento ficam entre os 24.397 euros da versão Pure e vão até aos 30.697 euros da versão Select mais equipada.

Tanto o novo Mazda 2 como todas as novidades que apresentámos anteriormente estão disponíveis para encomenda a partir de hoje, mas este é apenas o primeiro evento deste ano para a Mazda, que ainda terá diversas novidades para nos mostrar. Uma delas, muito em breve…

Mazda CX-60
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)