Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Gama SUV da Toyota completa com o Corolla Cross

By on 2 Dezembro, 2021

O novo Toyota Corolla Cross chega aos mercados europeus no outono de 2022.

Depois do Yaris Cross e do Aygo Cross, chegou agora a vez do Toyota Corolla Cross. O SUV de segmento C é uma estreia na gama do modelo mais vendido do mundo e chega aos mercados europeus no outono de 2022. Para além de ser a quarta carroçaria do Corolla, é também uma adição importante à gama SUV da Toyota, visto que entra no segmento de maior procura a nível europeu.

Com 4460 mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1620 mm de altura, o Toyota Corolla Cross situa-se entre o Toyota C-HR e o RAV4. Ao nível de design, podemos afirmar que é difícil encontrar parecenças com o Corolla, porém, por outro lado, tem várias semelhanças com a restante gama SUV da marca. Destaque para os faróis e farolins em LED e a grelha de grandes dimensões na dianteira, enquanto a robustez é conseguida através de proteções em plástico na zona inferior da carroçaria.

Uma das grandes novidades do novo Toyota Corolla Cross é a estreia a nível mundial da quinta geração do sistema híbrido da marca nipónica. Este diferencia-se por ter mais força, mais energia elétrica e ainda maior eficiência. De referir que o novo sistema de bateria de iões de lítio é agora 40% mais leve, enquanto a potência do conjunto aumentou 8%. Assim, o motor 2.0 litros a gasolina, associado a um motor elétrico, debita 197 cv, potência suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h. No caso das versões de tração integral (AWD-i), é adicionado um motor elétrico no eixo traseiro que, sozinho, debita 30,6 kW, qualquer coisa como 42 cv.

A Toyota promete que esta 5ª geração do sistema híbrido melhora a condução. Isto porque, o sistema é mais previsível e controlável em aceleração, com a velocidade do veículo a “corresponder mais às rotações do motor para garantir uma experiência de condução mais intuitiva e natural”. Isto é conseguido graças a uma recalibração do pedal de acelerador.

Design interior específico para a Europa

No interior, o Toyota Corolla Cross beneficia de algumas características específicas para o mercado europeu. É caso disso o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas totalmente novo. Este é ladeado pelo ecrã central de 10,5 polegadas que conta com o mais recente sistema de infotainment da marca.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)