Enganei-me no combustível que coloquei no carro! O que fazer?
Preço dos combustíveis: Fortes aumentos na próxima semana

Gasóleo e gasolina voltam a subir de preço no início desta semana

By on 6 Março, 2023

A primeira segunda-feira de março traz más notícias para quem tem de abastecer o depósito do carro, com o gasóleo mais caro em 3,5 cêntimos e a gasolina um cêntimo acima do valor da semana passada.

As subidas e descidas do preço médio dos combustíveis em Portugal continua tão agitada como as linhas de um eletrocardiograma, ainda que sem um padrão correto e, depois da descida dos valores da semana passada, no início desta semana volta a registar-se uma subida, ainda que por dois motivos.

O primeiro está relacionado com as oscilações dos valores dos preços das gasolineiras e do setor, mas o segundo é derivado da decisão do governo de reduzir o desconto aplicado no ISP, ou seja, o desconto que é aplicado no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos. Desta forma, o aumento da carga fiscal passa agora para os 34 cêntimos por litro, tanto para a gasolina como para o gasóleo, sendo que os valores anteriores de desconto eram de 35,9 cêntimos no caso do gasóleo e de 34,8 cêntimos no caso da gasolina, sempre por cada litro abastecido. Segundo o Ministério das Finanças, esta decisão está relacionada com “a evolução dos preços dos combustíveis verificada nas últimas semanas”, sendo que o ajuste dos valores tem também incluída uma atualização da taxa de carbono.

Na análise aos preços de referência indicados pela ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético), o valor médio da gasolina está agora em 1,446 euros por litro e o do gasóleo em 1,415 euros.

Apesar de tudo isto e olhando para as informações fornecidas pelo site “mais gasolina”, que nos mostra os valores reais médios registados diretamente nos postos de abastecimento de todas as marcas em solo nacional, o preço médio do gasóleo simples está atualmente em 1,623 euros por litros, enquanto o valor do litro de gasolina passou para 1,729 euros. Por curiosidade, podemos também referir que o preço médio do GPL, por litro, se encontra hoje nos 0,954 euros. Tudo valores que ficam acima dos registados no início da semana passada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)