23% dos veículos em circulação em Portugal são anteriores a 2010. Média europeia nos 14%
Mercado automóvel ainda não regressou aos níveis pré-Pandemia

Gasolina ultrapassa diesel na Europa

By on 2 Outubro, 2017

De acordo com dados da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), no primeiro semestre do ano venderam-se na Europa mais automóveis com motores gasolina do que diesel, pela primeira vez desde 2009.  

Comparativamente com o período homólogo do ano passado, a percentagem de mercado de automóveis diesel caiu de 50,2% para 46,3%, o que significa menos 152.323 veículos vendidos. Ao mesmo tempo, a percentagem de mercado de veículos gasolina passou de 45,8% para 48,5%, o que em termos absolutos representa um aumento de vendas de 328.615 unidades.

A venda de veículos equipados com sistemas de propulsão alternativos (híbridos, eléctricos, LPG e gás natural) subiu mais de 35%, representando 5,2% do mercado europeu.

ACEA avisou que a mudança do diesel para a gasolina poderá tornar mais difícil atingir as metas de redução de emissões de CO2 propostas para 2020. “Políticos têm de estar conscientes que uma mudança brusca de tecnologia diesel para tecnologia gasolina levará a um aumento das emissões de CO2,” afirmou o secretário geral da ACEA, Erik Jonnaert.

Jonnaert também desafiou os governos a promoverem veículos “alternativos”. As vendas de híbridos aumentaram 58% na primeira metade do ano e as de veículos totalmente eléctricos subiram 37%, mas ainda só correspondem a 2,6% e 1,3%, respectivamente, do total de vendas de automóveis.

 

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)