Novo Fiat 600 Hybrid: Já disponível, a partir dos 23.950 euros
Homenagem ao legado: Apresentado o Fiat 500 Tributo Trepiuno Edição Limitada

Gianni Agnelli morreu há 20 anos, e a FIAT mudou muito…

By on 7 Abril, 2023

O ano de 2003 ficou marcado pela morte de Gianni Agnelli, o patriarca e verdadeira alma mater da Fiat. Vitimado por prolongada doença, contava 81 anos, tendo nascido a 12 de Março de 1921. A sua morte já era esperada. Contudo, ocorreu num momento de grande crise institucional e económica, dentro do gigante turinense, resultante de uma continuada queda de vendas das marcas Fiat e Lancia. ‘II Avocatto’ ocupava o cargo de Presidente honorário da empresa fundada pelo seu avô e detida maioritariamente pela sua família. Durante mais de 30 anos, tinha sido ele a gerir os destinos da casa de Turim — e, apesar de retirado oficialmente da atividade empresarial, a verdade é que era ele, ainda e sempre, o grande motor da Fiat. Nada era feito sem o seu aval e, realmente, a sua morte por pouco não mergulhou a marca numa plataforma descendente fatal. Agnelli continuava a ser o homem de negócios e uma das figuras mais respeitadas de Itália.

Após a morte de Gianni Agnelli, o Grupo FIAT, um dos principais conglomerados industriais italianos, enfrentou um período de mudanças significativas e de incerteza. Agnelli, que tinha liderado a empresa durante mais de três décadas, era um líder carismático e influente que tinha ajudado a moldar a empresa num dos maiores fabricantes de automóveis da Europa.

Após a sua morte, o Grupo FIAT foi inicialmente liderado por Umberto Agnelli, o irmão mais novo de Gianni, que assumiu a presidência. Contudo, o mandato de Umberto Agnelli foi de curta duração, uma vez que, também ele, faleceu menos de um ano depois, em maio de 2004. Isto deixou um vazio de liderança na FIAT, e a empresa ‘lutou’ para encontrar um substituto adequado para Agnelli.

Em 2004, a FIAT enfrentou dificuldades financeiras significativas, com um endividamento crescente e vendas em declínio nos seus principais mercados europeus. Num esforço para dar a volta à empresa, a equipa de gestão da FIAT iniciou uma série de esforços de reestruturação, incluindo a venda de alguns dos seus negócios não essenciais e um enfoque na racionalização das suas operações.

Em 2005, Sergio Marchionne foi nomeado como CEO da FIAT. Marchionne, um executivo de negócios do Canadá e Itália, tinha trabalhado anteriormente em vários cargos de liderança sénior em várias empresas, incluindo SGS Group, Algroup, e Lonza Group. Marchionne foi encarregado de supervisionar os esforços de reestruturação em curso da FIAT e de trazer a empresa de volta à rentabilidade.

Sob a liderança da Marchionne, a FIAT passou por uma transformação significativa, concentrando-se em expandir a sua presença global e formar parcerias estratégicas com outros fabricantes de automóveis. Em 2009, a FIAT adquiriu uma participação de controlo na Chrysler, que tinha emergido recentemente da falência. A aquisição da Chrysler ajudou a reforçar a posição da FIAT no mercado norte-americano e proporcionou à empresa o acesso a novas tecnologias e capacidades de fabrico.

Em 2011, a FIAT sofreu uma grande reestruturação, transformando os seus negócios não-automotivos numa nova empresa chamada Fiat Industrial. A mudança permitiu à FIAT concentrar-se exclusivamente nas suas operações automóveis e racionalizar ainda mais as suas operações. Em 2014, Marchionne anunciou um plano para fundir a FIAT com a Chrysler para criar uma nova potência automóvel global. A fusão foi concluída mais tarde nesse ano, criando uma nova empresa chamada Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Desde então, a FCA tornou-se um dos maiores construtores mundiais, com uma forte presença na Europa, América do Norte, e Ásia.

Marchionne continuou a liderar a FCA até à sua morte em 2018. Após a sua morte, Mike Manley foi nomeado como CEO da FCA. Sob a liderança de Manley, a FCA continuou a expandir as suas operações globais, incluindo uma fusão com o fabricante de automóveis francês Groupe PSA em 2021 para formar a Stellantis.

Atualmente, a Stellantis é uma das maiores empresas automóveis do mundo, com uma ‘carteira’ de 14 marcas, incluindo FIAT, Chrysler, Jeep, Dodge, RAM, Peugeot, Citroën, Opel/Vauxhall, e Maserati, entre outras. A empresa opera em mais de 130 países e emprega mais de 400.000 pessoas em todo o mundo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)