Golden Sahara II: modelo autónomo dos anos 50 com pneus translúcidos

By on 6 Março, 2019

No Salão de Genebra, a Goodyear, em parceria com a Klairmont Kollections, apresentou o Golden Sahara II. Um protótipo de veículo autónomo dos anos 50 que foi restaurado e que tem uma particularidade: pneus de borracha translúcida que se iluminam.

Na época o carro foi concebido por Jim Street e pelo designer de automóveis personalizados George Barris. O carro foi utilizado para testar novos sistemas electrónicos e tinha uma alavanca para controlar a aceleração, travagem e direção, e um sistema de travagem automática que utilizava sensores para detetar potenciais objetos na trajetória do automóvel.

Já os pneus foram criados tendo por base Neothane, uma forma translúcida de borracha sintética, tendo iluminação interna que os permitia brilhar. O objetivo da Goodyear foi desenvolver pneus que contribuíssem para a melhoria da iluminação em estrada sob condição adversas, ou que se acendessem quando se pisassem os travões.

O carro chegou a viajar pelos EUA e apareceu na televisão e em filmes. Durante 50 anos esteve guardado numa garagem, até a Klairmont Kollectins o adquirir à Mecum Auctions, no último ano. Os pneus que o carro agora apresenta são novos e foram novamente criados pela Goodyear, à semelhança do que aconteceu nos anos 50.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)