Lotus Evija X: O terceiro mais rápido de sempre no Nordshleife
Type 135: Lotus aposta no mercado dos automóveis desportivos elétricos

Goodwood Revival vai celebrar os 75 anos da Lotus

By on 2 Abril, 2023

A Lotus vai ser a marca celebrada durante os três dias do Goodwood Revival de setembro próximo, no ano em que o construtor britânico comemora o 75ª aniversário. 

A marca fundada por Colin Chapman está a passar por um processo de renovação nas mais variadas frentes. Além do Evija, apresentado há três anos, e que foi uma espécie de primeiro passo nesta nova fase da Lotus Cars, em 2022 assistiu-se ao capítulo final da história de modelos como o Elise, o Exige e o Evora.

Goodwood Revival 2019 Glover Trophy, Lotus-Climax.

Foto: Dean Grossmith

Assim, de 8 a 10 de setembro o Goodwood Revival vai acolher um carro por cada um dos 75 anos de história e património da Lotus e celebrará este marco importante com uma homenagem especial na pista aos “Anos Chapman” (1948-1982). Ao longo do fim de semana, as festividades contarão com uma variedade de veículos espetaculares ao longo da história da Lotus, com uma série de pilotos notáveis ao volante. No centro do palco estará o Lotus 18 que garantiu a primeira vitória de um carro da Lotus no Grande Prémio do Mónaco de 1960 com o próprio “Sr. Goodwood”, Sir Stirling Moss, ao volante.

A história partilhada de Goodwood e Lotus remonta ao tempo em que o circuito entrou em funcionamento pela primeira vez. O Lotus 25 ainda detém o recorde de volta desse período que foi estabelecido na segunda-feira de Páscoa em 1965 durante a última corrida de Fórmula 1 a ser realizada em Goodwood, quando Jim Clark empatou o registo de volta mais rápida com Jackie Stewart, com o tempo de 1:20.4s. Mais recentemente, a Lotus foi celebrada no Festival of Speed tanto em 2012 como em 2021, assistindo-se nesse ano à estreia dinâmica do Emira. 

Goodwood Festival of Speed 2021, Lotus-Climax 25

Foto: Michal Pospisil

A família Chapman fez numerosas aparições em Goodwood ao longo dos anos, e está tão inextricavelmente ligada ao Circuito. Tanto Colin como Hazel Chapman correram em Goodwood e o pai de Colin. Esta longa tradição vai continuar, com Clive Chapman, filho do fundador da Lotus, Colin Chapman, que deverá assistir ao Revival em setembro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)