Gordon Murray Automotive: Revelados os nomes dos 25 chassis T.50s Niki Lauda, com referência portuguesa
Gordon Murray Automotive: Nova sede irá ser berço do T.33 e do T.33 Spider

Gordon Murray quer oferecer um desportivo acessível com 218 CV

By on 11 Março, 2019

O engenheiro sul africano tem uma empresa de designe e engenharia chamada IMG, dedicou-se a ela e a criar carros económicos, mas no Salão de Genebra apareceu em público para dar a conhecer o seu último projeto.

Numa entrevista à revista Road&Track, Gordon Murray deixou claro que além de estar a trabalhar no sucessor do McLaren F1, está a desenvolver um desportivo que tem como pano de fundo a ideia de Colin Chapman de oferecer um desportivo acessível.

Segundo sul africano, o novo modelo utilizará a plataforma iStream Superlight, que combina alumínio e fibra de carbono reciclada, sendo uma mistura de chassis tubular com zonas em ninho de abelha, uma construção muito semelhante á usada na Fórmula 1 há umas dezenas de anos. Assim, o T43 (nom de código do projeto) será muito leve, com Gordon Murray a confessar que estará abaixo dos 950 quilogramas. O carro será muito compacto com menos de quatro metros de comprimento e menos de 1,7 metros de largura. Equipado com o motor Ford Ecoboost de 1.0 litros e três cilindros com 218 CV, o T.43 terá uma relação peso/potência melhor que a de um Porsche 911 Carrera S! 

O engenheiro ex-Brabham e McLaren F1, acredita que o carro pode ser um rival do Alpine A110, até no preço. O carro parece que vai mesmo chegar à produção em pequena série e será totalmente legal para andar em estrada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)